UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Romance

Benjamin (2003)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 3
Benjamin

Um filme de muitas qualidades: a maior, sem dúvida, é dar oportunidade para o grande Paulo José demonstrar seu carisma, talento e encanto que nem a doença, nem a idade diminuiu. Depois a revelação da interessante e também talentosa estreante Cleo Pires, filha de Fábio Jr e Gloria Pires no papel central (em momento nenhum ela demonstra inexperiência).

Também há achados criativos, como a variação de cores e luz na fotografia diferenciando passado e presente, o uso do recurso de fazer os atores congelarem em determinada posição para demonstrar passagem de tempo.

Já o roteiro é menos feliz. Talvez porque o livro original de Chico Buarque de Holanda se preste pouco para uma versão no cinema. Mas o fato é que a história ficou confusa, complicada, concluindo de maneira desagradável.

O personagem título é vivido por Paulo na maturidade e por Danton Mello na mocidade, e a história se alterna entre os dois (Cleo faz as duas mulheres) tentando deixar patente a idéia de um amor revivido.

O fato de não ter feito o sucesso esperado parece ser porque não se assume como história de amor, talvez por pudor, talvez por causa do próprio livro em que foi baseado. Mas vale dar uma conferida.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo