UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Policial,Drama

Crimes de um Detetive (2003)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 3

A cotação podia ser maior dada a ambição e muitas qualidades deste filme malsucedido em bilheterias, que não passou em nossos cinemas e foi esquecido nas premiações.

Mas é um experimento muito curioso (a começar pela aparição de Mel Gibson de psiquiatra, mas careca e quase irreconhecível. Nem por isso melhor ator). Que surgiu originalmente da mente do escritor britânico Dennis Potter (1935-94) e havia sido uma minissérie inglesa de 1986 homônima, inédita no Brasil.

Foi ele que concebeu a idéia de misturar canções a fatos cotidianos, como também foi feito no filme "Dinheiro do Céu" ("Pennies From Heaven", 1981) com Steve Martin e copiado por Alain Resnais em "Amores Parisienses". Só que esse efeito é reduzido ao mínimo aqui, onde as canções, em sua maior parte, ficam apenas de fundo.

De qualquer forma, é barra-pesada ver um herói todo coberto de chagas sem razão para viver. Atormentado por lembranças de uma infância infeliz, uma mãe adúltera (Carla), uma namorada que não suporta vê-lo (Robin) e só minorado pela enfermaria compreensiva (Katie). E procura encontrar um roteiro chamado "O Detetive Cantor" ("The Singing Detective"), que ele escreveu.

Há uma tentativa deliberada de se recriar um clima de filme noir dos anos 50, estilo Kubrick. Não recomendado para quem procura diversão passageira, mas é inteligente e vale uma conferida.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo