UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama,Romance

O Vestido (2003)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 3

Foi muito mal nos cinemas esta adaptação de um poema de Carlos Drummond de Andrade. Prejudicado por um roteiro confuso e literário (principalmente os diálogos empolados que é um sacrifício para os atores), o filme nunca convence, apesar de suas reviravoltas curiosas.

É um problema que o casal central não combine, não há menor química entre Leonardo e Ana Beatriz (nem idade). E que Gabriela faça a personagem pedante (é para rir uma cena onde o personagem de Leonardo tem uma surpresa, quando ela tira uma peruca que era óbvia desde a primeira cena).

Há algumas boas idéias. O que há por trás do romance adúltero de um marido que larga a família, por causa de outra mulher que chega à cidade (ele está tão apaixonado que pede que a esposa se humilhe perante ela, pedindo para transar com o marido, conforme a mulher exigiu).

Há depois uma explicação final, mas é difícil engolir as estripulias do casal quando vão ao garimpo procurar ouro (parece outro filme) e cenas com cigana cega (Sura Berdichetvsky).

Há no DVD uma cena que prolonga um pouco o personagem de Othon Bastos, mostrando uma conversa de Ana com o falecido pai, em sessão espírita. Gabriela, filha de Regina Duarte, não merecia o Prêmio de Atriz que ganhou em Huelva, na Espanha.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo