UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Terra de Sonhos (2003)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1
Terra de Sonhos

Tem muita gente que gosta deste filme de Jim Sheridan, que foi indicado aos Oscars de Atriz (Samantha Morton), Ator Coadjuvante (Djimon Hounsou), Roteiro Original. E outros prêmios (como Globo de Ouro de Filme e Canção; Bafta de Ator, Atriz e Codjuvante). Ou seja, é uma fita que tem muitos admiradores. Mas não me incluo entre eles. Mas é melhor sempre você julgar por si.

Eis meu ponto de vista: Outra invenção. Falaram muito nesse filme autobiográfico do irlandês Jim Sheridan ("Meu Pé Esquerdo"), roteirizado por ele e suas duas filhas (Naomi e Kirsten), que parece contar sua própria história de quando emigrou ilegalmente para os EUA, mais particularmente Nova York com a mulher (Samantha Morton, de "Minority Report") e uma dupla de filhas pequenas. O trauma é que eles perderam um filho de cinco anos, vítima de câncer causado por uma queda. E não conseguem se recuperar disso.

Embora o filme pudesse retratar a experiência do emigrante nos EUA não faz nada disso. É outro conto de fadas, onde todo mundo é muito bonzinho, até mesmo um único assaltante (que até pede desculpas por tentar roubar). Não há polícia, problemas por serem emigrantes, morarem ilegalmente. Ou seja, poderia se passar em qualquer lugar do mundo com o mesmo resultado. Não é nada realista, e, portanto sem muita razão de ser. Só têm realmente uma grande qualidade que é a presença de duas meninas atrizes realmente lindas e excelentes, que realmente são irmãs na vida real (Sarah e Emma Bolger). E mais ainda o ator negro africano Djimon Hounsou ("Gladiador") no papel de um vizinho pintor aparentemente agressivo, uma figura poderosa. Mas a fita é outra que foi promovida demais, sem razão.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo