UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Animação,Infantil

Cinegibi: O Filme - Turma da Mônica (2004)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 3

Como pode este filme da Turma da Mônica, de 2004, ser tecnicamente inferior aos desenhos (no mínimo cult) dos anos 80? As historinhas deste até que são engraçadinhas (ainda que faltem melhores "gags", piadas), mas a animação é truncada, parece por vezes um animatic (seqüência de storyboards animado), ou ainda feita para Internet, no software Flash (da Macromedia). Tem cara de gibi animado mesmo.

O enredo gira em torno de uma nova invenção criada por Franjinha, justamente o Cinegibi, uma máquina em forma de liquidificador gigante, que ao colocar uma revista em quadrinhos em determinado compartimento, a máquina projeta um filminho.

Quem está na platéia deste cinema é a turminha, Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha, além de várias crianças e personalidades que fazem pontinhas nas vinhetas de ligação entre as histórias - Luciano Huck, Fernanda Lima, Wanessa Camargo, Pedro e Thiago, e o pai de todos, Maurício de Souza.

Apesar da Mônica ser a protagonista da maior parte dos curtas, Cebolinha é quem rouba a cena e fica com as melhores piadas.

É um filme curto, que inclui um clipe musical bacana no início, principalmente para cinéfilos - uma série de imagens de grandes filmes com os personagens da turma interpretando os papéis principais: Cebolinha de Carlitos, Cascão como Harry Potter, Mônica fugindo do assassino mascarado da trilogia "Pânico", além de referências a "Batman", "ET", "Gladiador", "Indiana Jones", "Casablanca", "Matrix" (Magali se esquivando de frutas voadoras) e "Titanic" (Cascão como DiCaprio, apavorado com o navio afundando).

Nos créditos finais, há uma brincadeirinha com os personagens que prende a atenção do espectador até o último nome. Vale ao menos um aluguel. A melhor coisa desta edição é o fato de ser o primeiro DVD nacional com opção de Linguagem de Sinais (Rebeca Nemer é a interprete que aparece no canto inferior da tela, traduzindo tudo para os deficientes auditivos).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo