UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia Romântica

Em Boa Companhia (2004)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 02/11/2005
Nota 1

É incrível como os americanos acham que "Em Boa Companhia" é humano, quando na verdade fala de problemas bem distantes da maior parte dos mortais. Por exemplo, o executivo de vendas de uma revista esportiva está para perder o emprego porque ela foi comprada por uma corporação multinacional, tipo a Fox.

E o drama dele é ficar sem dinheiro porque a filha quer estudar numa universidade em Nova York, e não noutra, mais barata e perto de casa. E ele não tem coragem de lhe contar isso! Isso pode ser ate humano para 1% da população.

Causa espanto ao comprar com filmes europeus como "Vera Drake", que fala da classe operária e de problemas básicos como não ter que comer, e não de besteiras de Hollywood, onde todo mundo vive como milionário e tem probleminhas superficiais e sofisticados.

Feito o desabafo, o filme tem o lado bom. O diretor Paul Weitz, que é filho da atriz dos anos 50 Susan Kohner, começou no cinema com "American Pie", mas depois demonstrou um inesperado talento e sensibilidade com "About a Boy".

Weitz confirma essas qualidadess nesta comédia discreta e agradável, ainda que pouco notável, que segura Dennis Quaid (sempre um ator capaz de fazer o pior) e consagra o ator de TV Topher Grace (da serie "That 7O's Show").

Grace consegue mudar de tipo e fazer um yuppie, um jovem executivo de 26 anos, que é abandonado pela mulher (Selma Blair) que se torna chefe de Quaid. Mas o rapaz simpatiza com o cinqüentão até porque está transando com a filha dele, Scarlett Johansson, a atriz da moda, que continua a não me convencer.

Há ainda a mulher que está grávida novamente (Marg Helgenberger), colegas de trabalho (David Paymer), o chefe da corporação (Malcolm McDowell). Mas basicamente o filme é sobre como o jovem ambicioso se humaniza em contato com o profissional experiente. Nada de muito importante sobre a vida ou os negócios é dito _mesmo o ataque às corporações acaba sendo muito velado.

E humano em Hollywood é chorar quando nasce um bebê. Ou eu estou ficando cínico. Para quem partiu de "American Pie", "Em Boa Companhia" está mais do que bom. Divirta-se.

Edição em DVD traz cenas excluídas com comentário em áudio, comentário em áudio, bastidores, making of, "Editando Em Boa Companhia", locações em Nova York, filmografia, galeria de fotos e trailers.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo