UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Galera do Mal (2004)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 17/05/2005
Nota 1

Embora tenha sido muito mal lançado no Brasil (poucas salas, época ruim), é bem interessante esta sátira, até ousada, que brinca com as regras e o fanatismo de uma escola cristã.

A narradora é a encantadora Jena Malone, que faz uma jovem que logo no começo descobre que o namoradinho é gay. Na ânsia de convertê-lo, transa com ele e fica grávida enquanto ele é enviado para uma clinica psiquiátrica cristã para ser "curado".

Mas o roteiro do diretor constrói com simpatia as figuras da turma, formada pela garota "caxias" que quer converter todos (feita muito bem pela cantora Mandy Moore, em papel que Anne Hathaway faria), Macaulay Culkin (como o irônico irmão de Mandy que anda em cadeiras de rodas), o novato na escola (Patrick Fugit, de "Quase Famosos") e a rebelde (Eva Amurri, filha de Susan Sarandon). Sem esquecer a mãe da heroína (Mary Louise, de "Angels in America"), que tem um caso com o diretor da escola e pai de Fugit.

"Galera do Mal" foi produzido por Michael Stipe, vocalista da banda REM, e é uma vigorosa crítica ao fundamentalismo religioso e toda a hipocrisia que o cerca.

A edição nacional do DVD cortou o comentário em áudio do diretor, do roteirista Michael Urban e do produtor Sandy Stern. E outro com Jena e Mandy. Mas sobraram as cenas excluídas e erros de gravação, making of, trailer do filme e de outros títulos. Vale conhecer.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo