UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Maria Cheia de Graça (2004)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Foi grande sucesso de crítica nos Estados Unidos, este filme colombiano escrito e dirigido por um certo Joshua Marston, montador americano. Mas não é nada especial. Já vi essa história faz algum tempo numa fita B para vídeo com Madeleine Stowe ("Tropical Snow", 1989) que contava a mesma trama, uma garota pobre que aceita ser mula para traficantes de drogas, trazendo cocaína no estômago.

Aqui é basicamente isso. Uma garota bonita mas ingênua e voluntariosa, chamada Maria que topa (sem maiores dificuldades ou escrúpulos) servir de mula. Ela e mais três outras mulheres. Duas chegam bem e uma terceira fica muito doente quando chega à América (e os traficantes abrem sua barriga para tirar a droga matando-a).

Realizado com aquela fotografia meio esverdeada de fita latina, sem grandes lances ou achados, o filme não traz nada de novo, ou especial. É apenas curioso por revelar uma realidade que poucos conhecem e desvendar um sistema de traficantes sem moral ou escrúpulos. Ainda assim, o final também é discutivelmente positivo.

Mas caiu no gosto dos americanos, que acabaram lhe dando prêmios por vezes absurdos. Por exemplo, a jovem estreante Catalina teve uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, a primeira a concorrer por um papel totalmente em espanhol (ela está simplesmente natural, discreta, não me parece ter fôlego para fazer uma carreira profissional).

Foi também Melhor Atriz no Festival de Berlim (o filme teve prêmio importante lá também). Prêmio do Público em Sundance, o Independent Spirit de Atriz e Roteiro.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo