UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Policial

Por um Triz (2004)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 3
Por um Triz

Um bom thriller precisa ter uma boa história, que seja ao menos um pouco original, além de bons intérpretes, principalmente femininos. Este erra nos dois itens fundamentais e isso pode explicar seu fracasso americano (custou 50 milhões e não rendeu mais de 40). O estreante David Collard fez um script que é um amontoado de clichês, desde a locação na Florida (que deveria ser quente e cheia de suor como Corpos Ardentes, mas nem isso rola), até a velha situação do homem injustamente acusado de assassinato que vê o círculo em torno dele se apertar.

No caso, também sem novidades, ele é um chefe de polícia de uma cidadezinha da Florida e o fato de ser interpretado por Denzel Washington não faz muita diferença. O ator tem autoridade, presença mas nem ele é capaz de salvar um filme sozinho. Pois é isso literalmente o que sucedeu. Na história, ele está envolvido num quadrilátero amoroso. Está se divorciando da mulher que virou detetive de homicídios (a latina Eva Mendes, vistosa mas deficiente como atriz) mas tem um caso com uma mulata (Sanaa Lathan) que tem problemas com o marido que bate nela (feito até razoavelmente por Dean Cain, o ex-Super homem da tevê).

Quando descobre que a amante está com câncer, decide lhe emprestar um dinheiro de droga que está sob sua custódia para que ela faça um tratamento alternativo. Mas tudo se complica quando ela e o marido aparecem mortos depois de um incêndio.

O filme custa a expor todo o assunto e só depois de uma hora que vai acontecer um pouco de ação (já num hotel em Miami). Mas são trapalhadas e confusões que não chegam a convencer porque tudo é tão óbvio, que não há reviravolta que consiga convencer a gente. Principalmente por causa da lamentável interpretação das mulheres. Eva não é nada mesmo mas Sanaa, que tem um papel mais forte e substancial, não segura o personagem, nem as reviravoltas da trama. Nesse caso ela compromete e ajuda a derrubar uma fita fraquinha que só em home video dá para assistir.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo