UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia Dramática

Café da Manhã em Plutão (2005)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 06/02/2007
Nota 1

Custou a estrear este filme que consagra um novo ator, Cillian Murphy, um nome para se guardar. Vendo o rosto você vai se lembrar: é um rapaz irlandês magrinho, de expressivos olhos claros, que tem aparecido numa série de filmes importantes: foi o Espantalho em "Batman Begins", o vilão de "Vôo Noturno", o namorado da personagem-título em "Moça com Brinco de Pérola", o herói de "Ventos da Liberdade", de Ken Loach, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 2006. Só faltava mesmo interpretar um travesti, sempre um desafio bem recompensado para os atores, já que, com freqüência, ganham prêmios por personagens assim -- ainda mais porque é uma figura real.

O filme conta a história de um certo Patrick Kitten Braden, que em 1958 é deixado na porta de uma igreja, acolhido por um padre(Liam Neeson) e adotado por uma família. Desde criança revela gosto por roupas e trejeitos femininos. Nos anos 70, adota um visual andrógino que provoca escândalo em sua cidadezinha. Ele se muda para Londres, procura por sua mãe biológica e acaba se tornando cantor de cabaré.

Quem conta essa história é o já veterano Neil Jordan, de carreira notável que inclui "Traídos pelo Desejo", "Michael Collins", "Fim de Caso" e "Entrevista com o Vampiro", além de "Nó na Garganta", baseado em livro do mesmo autor de "Café da Manhã em Plutão", Patrick McCabe. A parceria explica o subtexto político: o protagonista se envolve com o IRA(Exército Revolucionário Irlandês).

Um pouco longo demais, o filme conta com a ajuda de um trilha musical de canções pop. Sua força está em abordar a diversidade sexual e política tentando ser positivo e otimista, mesmo quando o personagem lida com o polêmico e o sórdido, quase como no "Cândido", de Voltaire. Mas vale mesmo pela presença de Cillian (que foi indicado ao Globo de Ouro e ao Satellite Award).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo