UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Eu Sou Juani (2006)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 13/04/2009
Nota 1

Desde 1999, quando realizou o filme de época "Volaverunt", que Bigas Luna não fazia cinema, depois de ter provocado escândalos com uma série de filmes como "Ovos de Ouro", "Bambola", "A Teta e a Lua" e o bonito "A Camareira do Titanic".

Rodando em digital, Luna fez este drama desagradável mas interessante, que aproveita uma história antiga e banal, apresentada agora com energia e uma mensagem positiva. Na verdade, o começo é quase insuportável ao descrever o ambiente proletário do interior, onde duas garotas, Juani e Vane, são vitimas de tudo que há de mais vulgar e grosseiro.

Os homens - pais e namorados - abusam das mulheres, batendo nelas ou simplesmente as explorando. Até que as duas se cansam e partem para Madri para tentar a sorte (o filme não explica de onde veio o dinheiro para a empreitada). Lá, Juani sonha em realizar o projeto de virar atriz, mas não tem qualquer preparo para isso. Depois de fazer alguns testes, começa a flertar com a chance de virar garota de programa para poder pagar o aluguel.

A garra da atriz que faz Juani ajuda bastante - Verónica era mais conhecida como atriz de séries de TV - e sente-se uma tentativa de Luna em se atualizar, mostrando com certo horror a vulgarização de tudo, inclusive do meio do cinema.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo