UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Homem de Ferro (2008)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 30/09/2008
Nota 1

Esta foi a primeira produção da Marvel, que se cansou de vender seus produtos para diversos estúdios e conseguiu um empréstimo para se arriscar também no difícil jogo de ser produtora de cinema (o segundo foi "O Incrível Hulk". Eles se arriscaram num projeto muito aguardado com um personagem cultuado e que tem muitos fãs. Mas não um herói convencional.

Foi um risco porque atualizaram a historia, acrescentando uma mensagem forte contra a indústria de armas. Também foi ousado escolher como protagonista Robert Downey Jr. Além do fato dele ser ou ter sido viciado em drogas, ter cumprido pena de prisão, é conhecido por seu tom irônico, sarcástico, usado normalmente para interpretar o amigo ou inimigo do mocinho, não para carregar um filme.

Embora conhecido, não era popular, ou especialmente bonito ou simpático. Também não lembro de outro herói na faixa de 40 anos que use cavanhaque. É muito mais difícil de se identificar, de torcer por ele, do que pelo Homem Aranha. Como o próprio Stan Lee diz, ele é inspirado em Howard Hughes, "um inventor, aventureiro, milionário, conquistador de mulheres e também um louco". Seria Downey a figura mais adequada para o papel?

No fim das contas, estavam certos, já que o público abraçou o filme, tornando-o um grande sucesso. Pensaram como diretor antes em Quentin Tarantino, Joss Whedon, Nick Cassavetes. Nicolas Cage e Tom Cruise foram considerados para o papel.

De qualquer forma, a adaptação é inteligente e o diretor Jon Favreau é um sujeito talentoso e esperto. Ele é um daqueles atores à Stallone, que dirigiu um filme, "Swingers", do qual escreveu o roteiro. Isso lhe abriu as portas para uma carreira bem sucedida em fitas como "Um Duende em Nova York" e "Zathura", enquanto também trabalha como ator, inclusive aqui faz um guarda-costas.

O protagonista Tony Stark é um fabricante de armas que se envolve na guerra do Vietnã. Aqui, torna-se a luta no Afeganistão, que ele vai visitar para apresentar um novo tipo de arma. Mas seu grupo é atacado e ele é feito prisioneiro, sendo obrigado a construir um míssil para o inimigo.

Mas como é muito inteligente consegue criar uma nova fonte de energia que propulsiona uma armadura de última geração. Como o diretor-roteirista Favreau não quis partir para a pura fantasia e manter um pé na realidade, o vilão é um executivo que representa as grandes corporações e complexos militares, Jeff Bridges, de cabeça raspada.

Terrence Howard faz o amigo militar. O interesse romântico fica por conta de Gwyneth Paltrow, que faz a doce secretaria apaixonada pelo patrão. De vez em quando, lembra Robocop, a luta climática pode decepcionar. Mas parece lógico prever que o filme terá muitas continuações.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo