UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Animação

Horton e o Mundo dos Quem! (2008)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 23/09/2008
Nota 4

Faz grande sucesso nos Estados Unidos, onde a obra do autor infantil Dr. Seuss (Theodor S. Geisel, 1904-91) tem nível de clássico, mais ou menos equivalente a um Monteiro Lobato.

Infelizmente a história não é tão conhecida aqui e nem sempre tem uma leitura muito simples, já que traz uma mensagem moral alegórica, sempre positiva. Ou seja, além de criar um mundo particular, com figuras exóticas e cheias de imaginação, sempre quer dizer alguma coisa.

Não foram feitas muitas adaptações cinematográficas do autor. Houve o bizarro "Os Cinco Mil Dedos do Dr. T" (1953), feito durante sua vida, quando ele só liberava adaptações para a TV e em desenho animado. Após sua morte, os herdeiros facilitaram as coisas e já vimos "O Grinch" (2000), com Carrey - que retorna aqui como a voz de Horton - e o infeliz "O Gato" (2003), com Mike Meyers. A verdade é que o mundo de Seuss fica melhor em animação, onde há mais liberdade para a fantasia.

Neste enredo, o elefante consegue estabelecer comunicação com o prefeito do lugar (Carrell) e preocupado com o bem estar daquele povo, tenta levar o grão para lugar seguro.

Mas é impedido pela Canguru (Carol Burnett) que não admite que possa existir um povo assim tão pequeno e que acreditar nisso é um perigo para a juventude. Ela congrega todos os outros bichos e procura mesmo linchar o elefante, enquanto os Quem lutam para se fazerem ouvir.

Tudo é feito com bastante humor visual e bastante ritmo, num crescente que vai ficando cada vez mais emocionante.

Quem seriam os Quem? Muitos já inventaram teorias. Para alguns poderiam ser os japoneses. Seuss escreveu o livro logo depois de voltar de lá e o dedicou a um professor japonês. E sem duvida, o planeta do grão é um pouco inspirado naquele país.

Numa segunda hipótese voltada a fetos. A mensagem do "uma pessoa é uma pessoa, não importa seu tamanho" foi roubada pelos fanáticos contrários ao aborto e defendem que os pequeninos representam fetos indefesos.

Vítimas da lista negra do McCarthismo também se encaixariam na representação dos Quem, já que o livro saiu em 1953, justamente no auge das perseguições.

Mas vendo o filme, cada um irá escolher seu Quem e entender seu planeta, seu direito de ser diferente. Realizado por Hayward (vindo da Pixar) e Martino (diretor de arte de "Robôs", o filme é novo êxito da Blue Sky, a mesma que já anuncia mais um capítulo da "Era do Gelo".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo