UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Romance

Noites de Tormenta (2008)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 10/02/2009
Nota 3

Já se sabe que críticos não gostam de dramas românticos, menos ainda os que fazem chorar. Essa é justamente a proposta desta nova adaptação de um romance de Nicholas Spark, cujos livros já renderam filmes como "Diário de uma Paixão", "Um Amor para Recordar" e "Uma Carta de Amor". O filme reúne novamente a dupla Diane Lane e Richard Gere, que tinha se encontrado antes em "Cotton Club" e, mais memoravelmente, em "Infidelidade".

Sob a direção de George C. Wolfe (que nada fez de importante antes), o filme conta a história de Paul Flanner (Richard Gere), um médico em crise que se hospeda em um hotel à beira-mar na Carolina do Norte. O local está sendo dirigido por uma mulher (Diane Lane), mãe de dois filhos, que passa por um divórcio. Os dois estão juntos na casa quando chega uma tempestade - a região é sujeita a furacões - e o amor nasce entre os dois.

Mas, como em todos os filmes do gênero, tudo é mais complicado do que parece, e a proposta é que você saia da sala fungando. É assumidamente romântico e antiquado. Tem muitas cartas, muitas vozes em off, muita coisa que não convence. Falta principalmente uma melhor trilha musical, mais envolvente e com melhor canção tema (aqui só aparece nos créditos finais).

Talvez um diretor mais talentoso fizesse um filme mais apaixonante. Ainda assim, o final é bastante bem feito. O filme tem sido considerado pelo seu público alvo, o feminino, como fraquinho. Mas ainda pode funcionar para as fãs mais fiéis do gênero e do sempre popular Gere. Um detalhe: Viola Davis, que faz a melhor amiga da heroína, é a mesma que concorre ao Oscar de atriz coadjuvante este ano, por sua ótima participação em "Dúvida".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo