UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Trovão Tropical (2008)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 27/01/2009
Nota 3

Hollywood sempre achou que o mundo inteiro morreria de rir com comédias que mostrassem os bastidores da indústria do cinema. Esquececeram-se, porém, que para entender esta comédia e sua inúmeras referências, é preciso estar muito informado sobre a vida dos astros, como é feito um filme e a reputação de determinados diretores e chefes de estúdio.

Ou seja, é uma comédia em circuito fechado, interno, que passa a impressão de que o elenco se divertiu mais filmando do que o espectador assistindo.

Não sou capaz de imaginar um público comum que pegue as brincadeiras e críticas ou que ache muita graça, por exemplo, no principal trunfo do filme, que é trazer em participação especial não creditada de um Tom Cruise disfarçado de gordo e velho, falando palavrões, xingando todo mundo e tentando ser engraçado. Em vão. Embora Stiller tenha sido amigo a ponto de lhe dar toda a seqüência final dos créditos, Cruise não tem a menor graça. Não sabe fazer humor e ser perde numa criação grosseira e infeliz.

Na verdade, Stiller não tem um grande currículo como diretor, com filmes como "Zoolander", "O Pentelho" e "Caindo na Real". Aqui ele trabalhou junto com o ator Justin Theroux e com Etan Cohen, que não é aquele da dupla dos irmãos Coen. A idéia é satirizar a produção de um filme de ação sobre o Vietnã estrelado por um astro do gênero em decadência (obviamente em cima de Stallone e feito pelo próprio Stiller).

Quando o chefe do estúdio acha tudo horrível e ameaça fechar o projeto, o diretor (o inglês Steve Coogan) resolve, com a ajuda de um técnico em efeitos especiais, fazer uma espécie de filmagem para valer, com balas e bombas de verdade. Assim, de repente, o elenco se encontram em plena selva: o astro abobado, um gordinho viciado em cocaína (Jack Black), um astro australiano que já ganhou quatro Oscars (Robert Downey Jr., inficado ao Oscar pelo papel).

Só que eles caem no território de traficantes de papoula e fabricantes de drogas que os perseguem e eventualmente capturam. Há ainda o agente de Stiller (Matthew McConaughey), que luta fielmente por seu cliente, e várias piadas de mau gosto. O filme causou polemica por usar a palavra "retardado", caindo no politicamente incorreto.

Quem mais se destaca é Robert Downey Jr., que acerta novamente no mesmo ano de "Iron Man", conseguindo dar profundidade a um personagem que poderia ser apenas uma caricatura. Downey e Cruise foram indicados ao Globo de Ouro de atores coadjuvantes. Difícil julgar uma comédia como esta, que não resiste a uma revisão.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo