UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Documentário

You Must Remember This (2008)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 08/09/2009
Nota 5
You Must Remember This

Num país sério, este dvd teria sido distribuído para a imprensa já que se trata de um institucional, destinado a promover o estúdio e distribuidora. Mas não aqui onde está sendo vendido. Na verdade, é uma edição mais extensa de outro que já havia sido feito em 1998, só agora atualizado.

Felizmente foi escrito e dirigido por um crítico muito competente, Schikel da revista Time (que também editou os documentos sobre Chaplin). Ele dá uma visão muito clara da importância do estúdio (que realmente foi pioneiro e é dos poucos que sobreviveram mantendo o mesmo padrão de qualidade e sucesso). Vejam a MGM, United, Republic, RKO, que ficaram pelo caminho.

Isso é mostrado em cinco blocos (formatados para a TV) 1) Uma PotÊncia em Ascensão (1922-37), certamente o melhor porque registra a chegada do som criado pela Warner, os filmes de gangster e seus astros, os musicais de Busby Berkeley e a era de ouro. 2)Guerra e Paz (até 49), mostrando como a Warner foi a única que ousou ir contra os nazistas. 3) Idade da Ansiedade (50 a 69), quando resolveram também produzir para a televisão.4) Começar de novo (até 90),quando passou por vários donos. 5- Uma Tradição Nova até 2008, com Michael Clayton. Este último adendo é o mais fraco, lembrando premiados com Oscar e dando destaque para Spielberg, Kubrick, Harry Potter, Clooney e Eastwood.

Vale no todo por trazer depoimentos de gigantes falecidos como Hitchcock, Hawks, Raoul Walsh, Vincent Sherman, William Wellman, Hal Wallis, Kazan, Mervyn Le Roy.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo