UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Romance

Cartas para Julieta (2010)

Resenha por Edu Fernandes

Edu Fernandes

Da redação 03/12/2010
Nota 1

Amanda Seyfried é a atual queridinha de Hollywood em filmes românticos. ''Cartas para Julieta'', mais uma produção cor-de-rosa estrelada pela atriz, conta a história de Sophie, que faz uma viagem para a Itália com seu noivo (Gael García Bernal) em uma espécie de lua-de-mel antecipada.

Em Verona, a moça encontra um local turístico interessante: um pátio onde mulheres de coração partido deixam cartas para Julieta e pedem por conselhos amorosos. Sophie entra em contato com as mulheres responsáveis por responder a essas mensagens e resolve ajudá-las, já que seu noivo está preocupado demais com visitas a fornecedores de alimentos para sentir sua falta.

No muro das lamentações amorosas, Sophie encontra uma carta antiga, esquecida há 50 anos, sobre um amor proibido entre dois jovens. Ela decide que a carta merece ter uma resposta mesmo que tardia para a remetente, uma mulher inglesa.

Dias depois, Claire (Vanessa Redgrave) e seu neto Charlie (Christopher Egan) chegam a Verona para conhecer Sophie. A agora viúva Claire encontrou nova motivação com a carta respondida e está determinada a encontrar o seu amor do passado, para desgosto de seu neto. Sophie a acompanha na jornada em busca de Lorenzo (Franco Nero).

Fica claro a partir daí que um sentimento surgirá entre a protagonista e Charlie. Como Sophie é noiva, é preciso de um bom motivo para que o público aceite o futuro adultério. Esse problema é facilmente resolvido a retratar o cozinheiro Victor, o noivo a ser traído, como um sujeito tão empolgado pelos sabores da Itália que chega a se comportar como um idiota. A atuação caricata de Gael García Bernal colabora para que se tenha antipatia com o personagem.

O principal atrativo do filme está nas paisagens italianas que formam o cenário belo e romântico para que a história se desenrole. Levando isso em conta, a Paris Filmes fez bem em incluir ''Um Pátio em Verona'' entre os extras da versão em DVD de ''Cartas para Julieta''. O vídeo mostra os locais turísticos usados pelo filme e também explica melhor como funciona verdadeiramente o serviço das Secretárias de Julieta. O restante do material especial do DVD - making of, cenas extras - é tão previsível quanto a história do filme.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo