UOL Entretenimento Cinema
 
21/05/2008 - 01h28

Kusturica: "se Maradona tivesse nascido na época de Cristo seria um apóstolo"

Cannes (França), 20 mai (EFE) - O cineasta bósnio Emir Kusturica disse hoje, em Cannes, que se Maradona tivesse nascido na época de Cristo "teria sido pelo menos um dos apóstolos".

Para o diretor do documentário "Maradona by Kusturica", que estreou hoje em Cannes, fora de competição, Maradona é celestial, "mas, claro, só quando respeitadas certas condições, pois um santo no se droga", tentou corrigir o diretor.

Segundo o diretor, criar a imagem de um deus era "uma coisa muito difícil", mas hoje é possível formá-la através da televisão, "e o povo acredita", mesmo quando não se trata de pessoas com tanta força como Maradona, que realmente reúne, em sua opinião, os requisitos necessários para se criar um ser digno de ser idolatrado.

Perguntado se o desejo de jogar futebol com Maradona seria um dos motivos que o levaram a fazer um filme sobre o jogador, o cineasta disse que o longa está estruturado em três etapas: a história da marcha para Mar del Plata, a formação da "igreja maradoniana que é quase um paganismo", e depois "a parte mais difícil", e que explica o porquê de sua presença tão grande no filme.

O diretor ressaltou as dificultadas de conseguir "uma confissão realmente sincera de uma pessoa tão contraditória, como Maradona".

Segundo o diretor, depois de dois anos acompanhando o jogador, conseguiu uma entrevista muito boa quando Maradona estava bêbado e "justamente por isso foi tão boa", porque o argentino não falava nunca. "Ele foi a vários programas de televisão e nunca falava abertamente e esta foi a primeira vez que o fez", comemorou.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host