UOL Entretenimento Cinema
 
21/05/2008 - 09h59

Veja cotação dos filmes e favoritos aos prêmios de diretor, ator e atriz


THIAGO STIVALETTI

Colaboração para o UOL, de Cannes
Com a exibição até agora de 14 dos 22 filmes da competição, o Festival de Cannes chega à metade de seu caminho. Já é possível fazer algumas especulações, como anda fazendo toda a imprensa que cobre o evento.

Cotação dos filmes até esta terça-feira:
(dentro de cada categoria, os filmes estão em ordem de prioridade)

MERECEM A PALMA

"Os Três Macacos", de Nuri Bilge Ceylan (Turquia)

"Valsa com Bashir", de Ari Folman (Israel)

"A Mulher Sem Cabeça", de Lucrecia Martel (Argentina)

"O Silêncio de Lorna", de Luc e Jean-Pierre Dardenne (Bélgica)


FIZERAM BONITO

"Linha de Passe", de Walter Salles (Brasil)

"Leonera", de Pablo Trapero (Argentina)

"Two Lovers" (Dois Amantes), de James Gray (EUA)

"24 City", de Jia Zhang-Ke (China)

"Ensaio Sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles (Brasil/Canadá)


NÃO MERECIAM COMPETIR

"Gomorra", de Matteo Garrone (Itália)

"Um Conto de Natal", de Arnaud Desplechin (França)


NÃO AVALIADOS

"The Exchange" (A Troca), de Clint Eastwood (EUA)

"Delta", de Kornel Mundruczo (Hungria)

"Serbis", de Brillante Mendoza (Filipinas)


Palma de Ouro

Alguns filmes conquistaram quase a unanimidade de público e crítica. O principal até agora foi a animação israelense Valsa com Bashir, um pseudo-documentário no qual o diretor recupera suas memórias da Guerra do Líbano nos anos 80. Tem tudo o que o júri quer premiar: manifesto político, um diretor desconhecido e uma proposta estética bastante original. Em vez da Palma de Ouro, no entanto, o júri pode decidir dar ao filme um prêmio secundário, como o Grande Prêmio do Júri.

Não se pode dizer, contudo, que o brasileiro Linha de Passe esteja fora da disputa, com seu bom elenco de atores jovens, conteúdo social e direção lírica e discreta.


Prêmio da Direção

Alguns filmes podem ser muito ousados para a Palma de Ouro, não agradando todo o júri, mas podem levar o honorável Prêmio da Direção: o turco Nuri Bilge Ceylan por "Os Três Macacos"; Clint Eastwood, numa homenagem do festival à carreira do diretor, por "The Exchange" (A Troca); ou a argentina Lucrecia Martel, por "A Mulher Sem Cabeça".

Podem surpreender na reta final:

O canadense Atom Egoyan, que vez ou outra aparece com grandes filmes, desta vez com "Adoration"; o americano Charlie Kaufman, roteirista de "Brilho Eterno...", com seu primeiro filme "Synechdoche, New York"; e o italiano Paolo Sorrentino, que fez um grande filme anterior ("O Amigo de Família"), desta vez com "Il Divo".


Palma de melhor ator

O ano não tem sido muito prolífico para os papéis masculinos. Até agora, três performances masculinas chamam a atenção e levam chance para a Palma. A mais empolgante é a de Joaquin Phoenix como o apaixonado incorrigível de "Two Lovers" (Dois Amantes), de James Gray. Corre por fora o francês Mathieu Amalric como a ovelha negra da família em "Um Conto de Natal", de Arnaud Desplechin. E por que não sonhar com uma Palma de interpretação coletiva para os meninos de "Linha de Passe"?

Podem surpreender na reta final:

Benicio del Toro como Che Guevara em "Che"; Toni Servillo como ex-primeiro-ministro italiano Giuliano Andreotti em "Il Divo"; e o sempre talentoso Phillip Seymor Hoffman em "Synechdoche, New York".

Palma de melhor atriz

Três filmes da competição deste ano carregam a protagonista no título - e as três já demonstraram grandes atuações. A melhor é até agora Maria Onetto, a mulher que está certa de ter atropelado uma pessoa e vive um período de culpa e auto-desprendimento em "A Mulher Sem Cabeça", da argentina Lucrecia Martel.

Em seguida, Arta Dobroshi, a imigrante albanesa que quer tirar sua cidadania belga e come o pão que o diabo amassou no belga "O Silêncio de Lorna", dos irmãos Dardenne. E por fim, a mulher-leoa que faz de tudo para criar seu filho dentro da cadeia vivida por Martina Gusman no também argentino "Leonera", de Pablo Trapero.

Podem surpreender na reta final:

Jennifer Jason Leigh ou Samantha Morton em "Synechdoche, Nova York" (mas já é quase certo que o prêmio vá para uma das três acima...)

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host