UOL Entretenimento Cinema
 
22/05/2008 - 09h27

Autor de "Gomorra" é persona non grata em bairro de Nápoles

ROMA, 22 Mai 2008 (AFP) - O escritor e jornalista Roberto Saviano, que vive sob escolta policial desde a publicação de seu livro sobre a máfia napolitana "Gomorra", não conseguiu alugar um apartamento em um bairro residencial de Nápoles (sul da Itália) devido à oposição dos vizinhos, informou a imprensa.

O caso foi revelado na última quarta-feira (21) pelo jornal napolitano Il Mattino, num momento em que o filme "Gomorra", dirigido por Matteo Garrone e inspirado em livro de Saviano, concorre no Festival de Cannes.

Segundo o Il Mattino, Saviano havia solicitado uma agência imobiliária para encontrar um apartamento no bairro de Vomero, uma área residencial onde moram essencialmente professores, magistrados e profissionais liberais.

No entanto, quando os vizinhos do apartamento que o escritor havia escolhido o viram chegar com sua escolta, eles pressionaram a proprietária para que se recuse a alugá-lo.

"Eles me disseram que não haveria mais tranqüilidade na rua, que se algo acontecesse com uma criança eu seria a responsável", relatou a proprietária ao jornal.

Roberto Saviano vive sob escolta policial desde outubro de 2006, depois de ter recebido ameaças de morte que o obrigaram a deixar seu apartamento do centro histórico de Nápoles.

Seu livro "Gomorra" mergulha no universo da máfia napolitana, que movimenta milhões de dólares por ano com o tráfico de drogas e outras atividades.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host