UOL Entretenimento Cinema
 
26/05/2008 - 21h36

Filho de Che fica feliz por prêmio de Benicio del Toro em Cannes

Viena, 26 mai (EFE) - Camilo Guevara, o filho mais velho de Che Guevara, mostrou hoje sua alegria pelo prêmio recebido pelo ator porto-riquenho Benicio del Toro no Festival de Cannes por sua interpretação do líder revolucionário no filme "Che", de Steven Soderbergh.

"Benicio é um excelente ator. Tomara que continue bem em sua vida e em sua carreira", disse Camilo Guevara à Agência Efe ao saber que Benicio del Toro tinha ganhado o prêmio de melhor ator em Cannes.

Mesmo assim, afirmou que não podia opinar sobre o filme, pois não tinha visto a versão final exibida no famoso festival francês.

Ainda falou sobre a "obra-prima" que está sendo filmada pelo diretor argentino Tristán Bauer após 12 anos de pesquisa e cujo título é "Ernesto Guevara".

"Estamos fazendo um documentário com Tristán Bauer que será excelente, que vai revelar muitas coisas. As pessoas vão conhecer um 'Che' inclusive até diferente. Porque não conhecem essa parte", explicou.

"É um documentário muito sério, mas muito atrativo. Vai ser uma obra, acho que, de mestre. Vai ser uma obra que marcará Tristán e que dificilmente será superada. É muito interessante no que se refere à informação, inclusive às imagens e aos textos. O 'Che' declama inclusive poemas", acrescentou o filho do revolucionário.

O diretor de "Iluminados pelo Fogo", sobre a Guerra das Malvinas, acredita que o documentário deve durar cerca de 100 minutos e pretende mostrar aspectos desconhecidos da personalidade de Che Guevara.

Camilo Guevara estava, hoje, em Viena para assistir à inauguração de uma exposição fotográfica na Galeria Westlicht, organizada em comemoração ao 80º aniversário do nascimento de seu pai, em 14 de junho.

"A exposição é uma homenagem muito bem feita, muito linda, são obras de grandes mestres da fotografia. Não é só do 'Che', mas parte da história de Cuba", resumiu Camilo Guevara.

Para ele, a imagem do pai também foi banalizada, com fins comerciais, algo que ele considera como "muito cínico".

Camilo disse também que a chegada de Governos de esquerda ao poder na América Latina é um tributo à luta de seu pai.

"É um grande homenagem à vida e à luta de Che. Há grandes mudanças. Chegaram ao poder pessoas, partidos, organizações sociais que estão dispostas a mudar o panorama político, social e econômico destas nações (latino-americanas)".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host