UOL Entretenimento Cinema
 
29/05/2008 - 15h45

Viúva de Che comemora prêmio recebido por Benicio del Toro em Cannes

Havana, 29 mai (EFE) - A viúva do revolucionário Ernesto Che Guevara, Aleida March de la Torre, comemorou muito o fato de o ator porto-riquenho Benicio del Toro ter sido premiado no Festival de Cannes por sua interpretação do guerrilheiro.

"Eu me alegro muito com que Benicio tenha recebido o prêmio porque acho que fez um grande esforço, acho que trabalhou muito, intensamente nisso que foi uma conquista dele e disso me alegro muitíssimo", afirmou hoje March a jornalistas".

Ela falou por ocasião do prêmio concedido a Del Toro por Cannes por seu trabalho em "Che", de Steven Soderbergh.

March, diretora do Centro de Estudos Che Guevara na capital cubana, não pôde opinar sobre o filme, já que, afirmou, não viu o longa.

"Soubemos do filme, soubemos do prêmio de Benicio, de uma forma ou outra soubemos algo em certos momentos, mas infelizmente não vimos", disse a coordenadora científica desse Centro, María del Carmen Ariet.

A pesquisadora ressaltou que o longa-metragem de Soderbergh, "além de seu próprio conteúdo", é importante porque expõe a "presença viva de Che Guevara, inclusive, para assombro de muitos, a partir de Hollywood".

Ariet acrescentou que "além da mensagem e a qualidade estética e ética do filme", sua realização dá a medida "da transcendência do pensamento, da vida e da obra do Che".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host