UOL Entretenimento Cinema
 
23/04/2009 - 11h26

Tarantino, Almodóvar, Ang Lee e Lars Von Trier são selecionados para Cannes 2009

THIAGO STIVALETTI
Colaboração para o UOL
O americano Quentin Tarantino, o espanhol Pedro Almodóvar, o taiwanês Ang Lee e o dinamarquês Lars Von Trier estão entre os 20 diretores selecionados para a competição do 62º Festival de Cannes, que acontece de 13 a 24 de maio na França. O anúncio foi feito esta amanhã, em coletiva em Paris.

  • Divulgação

    Penélope Cruz em cena de "Los Abrazos Rotos", filme de Almodóvar que estará em Cannes



Tarantino vai competir com "Inglorious Basterds" (Bastardos sem Glória), aventura de guerra estrelada por Brad Pitt sobre um grupo de judeus americanos que se dedica a escalpelar e matar nazistas durante a 2ª Guerra. Almodóvar retorna com "Los Abrazos Rotos" (Os Abraços Quebrados), definido pelo diretor como "uma história de amor louco passada em duas décadas" e estrelado por Penélope Cruz. O filme já estreou na Espanha em março.

Depois de uma crise criativa, que culminou com a decepcionante comédia "O Grande Chefe", é grande a expectativa em torno de "Antichrist" (Anticristo), o primeiro longa-metragem de terror de Lars Von Trier - que já ganhou a Palma de Ouro do Festival com "Dançando no Escuro". "Anticristo" é estrelado por Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg.

MAKING OF DE "À DERIVA"



Após vencer os festivais de Berlim ("Razão e Sensibilidade") e Veneza ("O Segredo de Brokeback Mountain", "Desejo e Perigo"), Ang Lee volta a tentar a sorte em Cannes com "Taking Woodstock" (Levando Woodstock), filme de tom mais leve rodado nos EUA sobre um rapaz comum que, sem querer, dá início à produção do festival de música mais importante dos anos 60. No elenco, Emile Hirsch (de "Na Natureza Selvagem" e "Speed Racer").

Outros grandes nomes que aparecem na competição com seus novos filmes são o italiano Marco Bellochio ("Vincere"), a australiana Jane Campion ("Bright Star"), o austríaco Michael Haneke ("A Faixa Branca"), o francês Alain Resnais ("Les Herbes Folles") e o malaio Tsai Ming-Liang ("Visage").

Ao contrário do ano passado, quanto tinha quatro concorrentes (dois do Brasil e dois da Argentina), a América Latina não aparece na disputa deste ano. Os filmes europeus reforçaram sua presença, de 9 no ano passado para 11 em 2009 - sendo quatro franceses, um a mais que em 2008. A Ásia mantem forte presença, com 5 títulos, entre eles um filme palestino e outro filipino.

Como no ano passado, mais dois filmes ainda podem ser anunciados para a competição, já que o limite estabelecido pelos organizadores é de 22 filmes. Em 2008, o ganhador da Palma de Ouro, o francês "Entre os Muros da Escola", foi incluído na competição dias depois do anúncio oficial.


O Brasil vai participar do festival com o drama "À Deriva", novo longa-metragem de Heitor Dhalia (diretor de "O Cheiro do Ralo"). O filme, uma coprodução internacional, tem no elenco Debora Bloch, Cauã Reymond e o astro francês Vincent Cassel. A curta-metragista Vera Egito terá dois curtas exibidos na Semana da Crítica, um na abertura (o inédito "Elo") e outro no encerramento ("Espalhadas pelo Ar").

Havia pelo menos dois longas-metragens brasileiros aguardados para o anúncio que também não apareceram na lista, mas podem ser anunciados nos próximos dias em alguma das seções paralelas do festival, A Quinzena dos Realizadores e a Semana da Crítica. O primeiro é "Os Famosos e os Duendes da Morte", primeiro longa do diretor paulista Esmir Filho (de "Saliva" e "Tapa na Pantera"). O filme aborda o cotidiano de jovens entediados e sem perspectivas em uma cidadezinha do interior do Rio Grande do Sul, tempos depois do suicídio de uma amiga. O segundo é "No Meu Lugar", estreia em longa do carioca Duda Valente (do curta "Um Sol Alaranjado"), que já foi exibido no Festival de Tiradentes em janeiro.

Em sessões especiais do festival, fora de competição, serão exibidos os novos filmes de Sam Raimi (o terror "Drag Me to Hell"), do francês Michel Gondry ("A Espinha no Coração"), do espanhol Alejandro Amenábar ("Agora") e do britânico Terry Gilliam ("The Imaginarium of Doctor Parnassus", último filme de Heath Ledger).

Alguns filmes muito aguardados não apareceram na lista divulgada hoje, como "Tetro", o novo filme de Francis Ford Coppola rodado na Argentina; e "Bad Lieutenant", refilmagem do alemão Werner Herzog com Nicholas Cage.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host