UOL Entretenimento Cinema
 
15/05/2009 - 13h49

Drama com Monica Bellucci e Sophie Marceau arranca risos involuntários

THIAGO STIVALETTI
Colaboração para o UOL, de Cannes
Em um ano de poucas estrelas, houve uma certa expectativa em torno de "Ne Te Retourne Pas" (Não Olhe para Trás), de Marina de Van, que reúne uma grande estrela italiana (Monica Bellucci, de "Irreversível" e "Matrix 2") e outra grande estrela francesa (Sophie Marceau, de "Coração Valente"). O filme francês não está na mostra competitiva.
  • AFP

    Monica Bellucci (à dir.) e Sophie Marceau estão no drama "Ne Te Retourne Pas"

Mas o que era pra ser um drama denso sobre a identidade obscura de uma mulher que descobre ser outra acabou virando alvo de risos na sessão de imprensa.

No filme, Jeanne (Sophie Marceau) é uma jornalista que tenta escrever seu primeiro romance autobiográfico, mas não consegue se lembrar de nada do que viveu antes dos oito anos de idade. Aos poucos, as pessoas à sua volta aparecem diferentes: seu marido, seus filhos e sua mãe aparecem como outras pessoas.

Não tarda para que ela mesma comece a se transformar em outra. Durante algumas cenas, com efeitos especiais, o rosto de Jeanne já aparece dividido (metade Marceau, metade Bellucci) enquanto ela conversa normalmente com o marido. Não deu para segurar o riso. Na segunda parte, já transformada em Bellucci, ela vai atrás de suas raízes na Itália, e reencontra as pessoas de sua vida como outros personagens - ninguém a reconhece lá.

É certo que a diretora Marina de Van foi beber na fonte de alguns clássicos como "Persona" de Bergman e "Esse Obscuro Objeto do Desejo", de Buñuel, que tratam, cada um a seu modo, das duplicidades femininas. Mas o resultado é quase de telefilme - a trilha sonora quer criar climas de tensão antes que as coisas aconteçam.

Jeanne começa a ter grandes bolhas e feridas nos braços e corpos, numa referência gratuita às mutações físicas de Cronnenberg, mas isso não liga com o resto da história. Bellucci e Marceau precisam escolher melhor seus papéis.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host