UOL Entretenimento Cinema
 
23/05/2009 - 18h45

Júri Ecumênico dá "antiprêmio" à Lars Von Trier por causa de filme "misógino"

CANNES - O filme "Looking for Eric", do britânico Ken Loach, recebeu neste sábado o prêmio do Juri Ecumênico do Festival de Cannes, que também concedeu um inédito "antiprêmio", ao dinamarquês Lars Von Trier.

"Looking for Eric" recebe o prêmio por "sua grande qualidade artística e seu enfoque humorístico, otimista e humanista da sociedade contemporânea em plena crise", destacou o júri.

O filme "Das Weisse Band" (A faixa branca), do austríaco Michael Haneke, recebeu "menção especial" porque "incita à vigilância diante dos sintomas de violência pessoal, que antecipam a violência social e política".

Em uma decisão inédita, o presidente do júri, o cineasta romeno Radu Mihaileanu, leu uma declaração, em tom irônico, revelando que os jurados decidiram distinguir "o filme mais misógino do maior cineasta do mundo".

Mihaileanu comunicou a entrega de um "antiprêmio", por decisão unânime dos seis jurados, a Lars von Trier, que "sugere que a mulher deve ser queimada na fogueira para salvar o mundo e para que o homem possa se erguer finalmente", em seu filme "Anticristo".

O Júri Ecumênico é integrado por jornalistas, críticos e cineastas, geralmente membros de igrejas cristãs e procedentes de diversos países e culturas. O grupo distingue obras por suas "qualidades humanas que envolvem a dimensão espiritual da existência".

Consultado sobre o "antiprêmio", o delegado-geral do Festival de Cannes, Thierry Frémaux, disse que a decisão foi "ridícula" e cheira a "censura".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host