UOL Entretenimento Cinema
 
23/05/2009 - 17h36

Prêmio da mostra Um Certo Olhar vai para o grego "Kynodontas"

THIAGO STIVALETTI
Colaboração para o UOL, de Cannes
Com informações da agência AFP
O filme grego "Kynodontas", de Yorgos Lanthimos, conquistou neste sábado o Prêmio Um Certo Olhar do 62º Festival de Cannes, atribuído na véspera da premiação oficial. "Kynodontas" (Dente Canino) se passa inteiro dentro de uma casa onde os pais criam os filhos já adultos, um rapaz e duas moças, isolados do resto do mundo. Eles ensinam aos filhos significados diferentes das palavras (por exemplo: "zumbi" significa flor amarela e pequena que nasce no jardim).
  • Divulgação

    Cena do filme "Kynodontas", que venceu a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes

Para eles, os aviões que sobrevoam a casa são meros brinquedos. Os filhos só poderão sair do lar quando o dente canino adulto cair naturalmente - ou seja, nunca. O diretor cria um filme absolutamente estranho, uma inusitada comédia de humor negro que inclui sexo entre os inocentes irmãos e algumas cenas de extrema violência, mas sempre tratadas no registro do absurdo.

Foi um prêmio merecido - trata-se de um filme de proposta original, vindo de um país cuja cinematografia não circula há muitos anos nos grandes festivais.

Mais premiações
O júri, presidido pelo cineasta italiano Paolo Sorrentino, concedeu ainda o Prêmio Especial Um Certo Olhar a "Os Gatos Persas", do iraniano Bahman Ghobadi, filme quase documentário sobre jovens músicos que ensaiam clandestinamente no Irã, no qual revela uma juventude em busca de liberdade. Confirmando o auge do cinema romeno, "Policial, Adjetivo", de Corneliu Porumboiu, levou o Prêmio do Júri.

Previamente, a Semana da Crítica anunciou seu Grande Prêmio deste ano para "Adieu Gary", primeiro longa do francês Nassim Amaouche. O Grande Prêmio da Semana da Crítica é concedido pelos jornalistas, que votam ao final de cada projeção dos sete filmes em disputa nesta seção paralela do Festival.

O Prêmio da Sociedade de Autores e Compositores Dramáticos (SACD) foi para a cineasta belga Caroline Strubbe, pelo filme "Lost persons area".

"À Deriva", do diretor brasileiro Heitor Dhalia, também concorreu na seção Um Certo Olhar. Terceiro filme de Dhalia, após "O Cheiro do Ralo" e "Nina", "À Deriva" é uma coprodução da O2 Filmes, de Fernando Meirelles, e da Focus Features (Universal), que conta a história de uma jovem que passa o verão em Búzios com os pais, cujo casamento está em crise. O filme, que lança a jovem atriz Laura Neiva, traz ainda Vincent Cassel, Camila Bell e Deborah Bloch.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host