UOL Entretenimento Cinema
 
24/05/2009 - 10h27

Filme sobre Coco Chanel e Stravinsky encerra Festival de Cannes

Por Mike Collett-White

CANNES - Um retrato detalhado do breve caso entre o compositor russo Igor Stravinsky e a pioneira da moda Coco Chanel no início dos anos 1920 fechará as cortinas do festival de Cannes neste domingo.

"Coco Chanel & Igor Stravinsky", dirigido pelo diretor holandês Jan Kounen, estrela Anna Mouglalis e Mads Mikkelsen nos papéis-título e é baseado em romance de Chris Greenhalgh que mistura fato e ficção.
  • Divulgação

    Filme sobre Coco Chanel e Stravinsky, com Anna Mouglalis (foto) encerra Festival de Cannes

O filme abre com a infame estréia de "A Sagração da Primavera" em 1913, em Paris, quando a música de Stravinsky e a coreografia experimental de Vaslav Nijinsky foram recebidos com vaias e gritos, quase um tumulto generalizado.

Sete anos depois, Chanel, que compareceu à estréia, é apresentada ao empobrecido compositor e convida ele e sua família a se mudar para sua vila.

Embora os fatos do que aconteceu durante a breve estadia sejam nebulosos, no filme os personagens têm um caso tórrido que alimenta sua criatividade.

"Eu descobri que Coco esteve na estréia de "O Rito da Primavera" e que Stravinsky viveu em sua casa em 1920, isso é um fato," disse Greenhalgh aos repórteres em Cannes.

"Fora isso, há pouca informação. Eu tinha o esqueleto dos fatos e a liberdade de inventar tudo que se passou na vila."

As primeiras críticas elogiaram o visual do filme, que recria o suntuoso estilo Art Deco da vila e os modismos da Paris dos anos 1920, mas muitas disseram que os atores não conseguiram injetar vida nos personagens históricos.

"Coco Chanel & Igor Stravinsky" não é o primeiro filme sobre a vida da estilista a ser lançado este ano: Audrey Tautou também a representou em "Coco antes de Chanel", prevista para estrear no Brasil em outubro.

Kounen disse que a coincidência não foi necessariamente ruim para seu filme, porque o forçou a acelerar a produção e a deixou menos sujeita à crise financeira.

"Coco antes de Chanel" estreou na França em abril, mas ainda aguarda lançamento na maior parte do mundo.

"Coco Chanel & Igor Stravinsky" estréia em Cannes neste domingo, quando os principais prêmios do festival de 12 dias de duração serão entregues.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host