UOL Entretenimento Cinema
 

Festival de Cannes 2010

Edições Anteriores

2008 2007 2006 2005
16/05/2010 - 10h44

Francês faz filme acadêmico sobre princesa do século 16

THIAGO STIVALETTI
Colaboração para o UOL de Cannes
  • Bertrand Tavernier com Melanie Thierry e Gaspard Ulliel, atores de A Princesa de Montpensier

    Bertrand Tavernier com Melanie Thierry e Gaspard Ulliel, atores de "A Princesa de Montpensier"

O francês Bertrand Tavernier apresentou hoje em Cannes “A Princesa de Montpensier”, drama de época baseado num romance de Madame de La Fayette. É seu quarto filme exibido na competição de Cannes.

O filme traz quatro jovens atores que ganham espaço atualmente no cinema francês: Mélanie Thierry, Gaspard Ulliel (do último “Hannibal”), Grégoire Leprince-Ringuet (de “Canções de Amor”) e Raphael Personnaz, além do veterano Lambert Wilson (de “Matrix 2”).

No filme, que se passa em 1562, durante a guerra entre católicos e huguenotes (protestantes franceses), a princesa de Monpensier é disputada entre três nobres – seu marido, um primo pela qual sempre foi apaixonada e o irmão mais novo do Rei.

Tavernier faz um filme acadêmico, apoiado nas intrigas amorosas da época e em atuações menos densas do que em outros filmes do mesmo gênero, como “A Rainha Margot” (1994), de Patrice Chéreau

“Tive que inventar peripécias que não estavam no livro para assim respeitar melhor o texto original. Os leitores de madame de La Fayette sentiam uma violência brutal ao ler o texto. Hoje, essa mesma violência só pode ser sentida com uma violência mais crua na tela”, disse o diretor.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host