UOL Entretenimento Cinema
 

Festival de Cannes 2010

Edições Anteriores

2008 2007 2006 2005
22/05/2010 - 16h03

Comédia coreana 'Ha Ha Ha' vence mostra 'Um Certo Olhar' em Cannes

THIAGO STIVALETTI
Colaboração para o UOL, de Cannes
  • Cena da comédia coreana 'Ha Ha Ha', de Sang-soo Hong

    Cena da comédia coreana 'Ha Ha Ha', de Sang-soo Hong

A comédia coreana “Ha Ha Ha”, de Sang-soo Hong, foi a grande vencedora neste sábado (22) da mostra "Um Certo Olhar" ("Un Certain Regard", no nome original), uma das seleções oficiais do Festival de Cannes.

No filme, dois amigos se reencontram em Seul para um bate-papo de despedida – um deles vai morar no Canadá. Eles decidem falar apenas de momentos agradáveis e descobrem que, por acaso, ambos passaram alguns dias numa cidade do litoral. Em paralelo, eles contam cada um a sua história, cheia de encontros e desencontros românticos, sem se dar conta de que estiveram na cidade ao mesmo tempo e se relacionaram com as mesmas pessoas.

“Filmei em condições difíceis, por isso agradeço à equipe e aos atores que atuaram sem cachê”, disse Hong ao receber o prêmio. Muito influenciado por François Truffaut e os filmes da Nouvelle Vague francesa, ele já teve outros quatro filmes apresentados em Cannes, dois deles em Competição: “A Mulher é o Futuro do Homem” (2004) e “Conto de Cinema” (2005).

O cinema latino-americano se destacou nas outras categorias. O Prêmio do Júri, espécie de segundo colocado, foi para o peruano “Octubre”, de Diego e Daniel Veja, sobre um homem que descobre que tem uma filha recém-nascida, fruto de sua relação com uma prostituta que desapareceu.

O Prêmio de Atuação foi dividido entre três atrizes do filme argentino “Los Labios”, de Ivan Fund e Santiago Loza: Eva Blanco, Victoria Raposo e Adela Sanchez.

A cineasta francesa Claire Denis, presidente do júri, rendeu uma homenagem ao centenário Manoel de Oliveira antes de anunciar os prêmios – seu filme “O Estranho Caso de Angélica” abriu a mostra "Un Certain Regard". “O filme de Oliveira nos transportou e nos uniu. Um filme desses é muito raro, cheio de beleza e poesia, e nos deu o senso de responsabilidade que precisávamos aqui. Foi um início maravilhoso”, declarou no palco.

A premiação principal, com o vencedor da Palma de Ouro e outros premiados da Competição selecionados por um júri presidido por Tim Burton, será anunciada neste domingo à noite.

Veja os premiados da mostra "Un Certain Regard":

Prêmio Un Certain Regard

“Ha Ha Ha”, de Sang-soo Hong (Coreia)

Prêmio do Júri

“Octubre”, de Daniel e Diego Vega (Peru)

Prêmio de Interpretação

Eva Blanco, Victoria Raposo e Adela Sanchez, por “Los Labios”, de Ivan Fund e Santiago Loza (Argentina)

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host