UOL Entretenimento Cinema
 
14/02/2010 - 18h36

Ben Stiller deixa comédia de lado em filme sobre meia-idade

  • EFE

    Ben Stiller chega ao 60º Festival de Berlim para divulgar "Greenberg", de Noah Baumbach

BERLIM, 14 de fevereiro  - Ben Stiller deu um tempo da comédia pastelão e está mais sério em "Greenberg," um drama de baixo custo sobre um homem, em crise da meia-idade, que encara verdades doídas sobre ele mesmo e sobre os seus erros.

O ator norte-americano conhecido por comédias como "Entrando numa Fria Maior Ainda," "Quem Vai Ficar com Mary" e o sucesso "Uma Noite no Museu" disse ter gostado da mudança.

"Para mim é uma oportunidade de trabalhar com (o diretor) Noah (Baumbach), de quem eu era um grande fã," afirmou Stiller à imprensa, depois de uma exibição do filme para jornalistas neste domingo, durante do Festival de Cinema de Berlim. "Greenberg" está listado na competição principal do festival.

"Foi ótimo trabalhar num filme que não era aquele tipo de filme," declarou o ator de 44 anos. Stiller interpreta Roger Greenberg, um carpinteiro que se recupera de um colapso nervoso e viaja para tomar conta da casa do seu bem-sucedido irmão.

Determinado a não fazer nada nessa temporada, ele se reúne com dois ex-companheiros de banda, que ainda não aceitam a decisão dele de rejeitar 15 anos antes a oferta de uma grande gravadora. Ele se apaixona por Florence, assisstente do irmão, interpretada por Greta Gerwig, mas os problemas nervosos e a consciência das suas limitações o fazem imprevisível.

"Acho que é uma situação realmente verossímel a dessas pessoas," afirma o ator sobre o seu personagem e Florence. O ator galês Rhys Ifans é Ivan, um dos integrantes da banda do passado. Ele tenta se recuperar de problemas com bebida e tem um filho, que o auto-centrado Greenberg nunca se esforçou para conhecer.

Amargura

Ivan e Greenberg refletem sobre a existência com a amargura de quem tem a sensação de que poderia ter feito mais da vida.

A graça do filme vem da obsessão do protagonista em escrever cartas para empresas e autoridades públicas para reclamar de tudo, o café ruim da Starbucks, os assentos com defeito da American Airlines. "Greenberg" é uma história de amor, mas é também um filme sobre tornar-se maduro.

"Vida é uma coisa que passa sem você perceber," disse Stiller. "Tenho dois filhos, e eles te forçam a tirar um pouco o pensamento de si." "Há aquele sentimento de ter uma vida inteira pela frente. Greenberg está se deparando com o fato de que ele não tem mais. Você tem que aceitar essas coisas, e isso é parte do amadurecimento." O diretor Baumbach escreveu o roteiro do filme junto com a mulher Jennifer Jason Leigh.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host