UOL Entretenimento Cinema
 
14/02/2010 - 15h17

Comédia com Ben Stiller e novo filme de Zhang Yimou apresentados em Berlim

O jovem cineasta nova-iorquino Noah Baumbach apresentou neste domingo em competição pelo Urso de Ouro do Festival de Berlim seu filme "Greenberg", uma comédia sobre a relação impossível entre dois seres solitários que buscam seu destino nas colinas de Hollywood.

A loura e sexy Florence, interpretada por Greta Gerwig, trabalha em Los Angeles como organizadora da agenda da família Greenberg, que possui uma mansão com piscina, mas a moça vive sozinha num apartamento pequeno, com sonho de ser artista, por isso canta em bares nas noites de sábado. Quando seu chefe, Phillip Greenberg, viaja com a família para o exterior, o irmão dele, Roger Greenberg, vivido pelo comediante Ben Stiller, se instala na mansão.

Uma estranha relação de atração e repulsa nasce entre Florence e Roger, pois o personagem de Stiller tem problemas psicológicos, é muito individualista e já quis ser músico, mas largou tudo e vive sem fazer nada, escrevendo cartas para denunciar todas as irregularidades que vê na cidade.

Baumbach, autor do roteiro, explicou que Roger Greenberg tem medo de ser adulto e assumir responsabilidades.

"Quis botar no personagem minhas angústias, minhas inibições, o medo da velhice. Ouvi vozes interiores e ia escrevendo as cenas", explicou.

Ben Stiller explicou que seu personagem está tão centrado na própria vida que é incapaz de se abrir para os outros. "Ele tem a impressão de que conta com toda a vida pela frente, mas, num determinado momento, se conscientiza de que não é assim que não se vive eternamente".

A música é um elemento importante nesta comédia que critica o cotidiano das pessoas que vivem em Hollywood, com sua juventude festiva, despreocupada e dominada pelas drogas.

Já o chinês Zhang Yimou, ganhador de um Urso de Ouro em 1987, voltou este ano à Berlinale com uma surpreendente fábula tragicômica, "Uma mulher, uma pistola e um restaurante de massas", rodada próximo à Grande Muralha da China.

O argumento é simples e, segundo Yimu, o ponto de partida foi seu desejo de fazer uma versão chinesa do filme "Sangue por sangue" (1984), dos irmãos Joel e Ethan Cohen: a mulher jovem do dono idoso de um restaurante de massas, maltrada por ele e que tem um caso com o cozinheiro.

Um dia compra um revólver com a intenção de se livrar do marido, mas as coisas se complicam quando ele descobre a traição da mulher. O velho contrata então os serviços de uma pessoa para matar o casal, um policial corrupto cuja ambição desata uma tragédia no restaurante de massas.

"É uma fábula sobre o absurdo da vida humana. Cada personagem, como na vida real, tem seu destino. Quando vi há anos 'Sangue por sangue', gostei tanto que quis fazer uma versão chinesa, com um estilo humorístico e tradicional, com um extremismo visual", declarou o diretor.

Zhang Yimu, de 58 anos, conhecido por seu "Esposas e concubinas" e por "O sorgo vermelho" (Urso de Ouro) nas quais denunciou a rigidez social da China e defendeu as mulheres, explicou que, com este filme, quis mudar de estilo.

"Depois de meus temas históricos, quis provar algo novo, ninguém come a mesma coisa sempre, quer provar distintos sabores. Renovar é uma maneira de permanecer jovem. Foi mais difícil que eu pensava fazer esta tragicomédia, eu pretendia cativar o público pelo estilo visual", concluiu.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host