UOL Entretenimento Cinema
 
14/02/2010 - 14h12

Versão chinesa de Irmãos Coen traz diversão com inteligência para Berlim

ALESSANDRO GIANNINI
Enviado especial a Berlim
  • AFP

    O ator chinês Sun Honglei e o diretor Zhang Yimou divulgam o filme "A Woman, A Gun and a Noodle Shop", exibido no Festival de Berlim

O primeiro fim de semana do 60o. Festival de Berlim começou com filmes pesados demais, que lidavam com temas sociais e questões envolvendo principalmente a família. O domingo (14), no entanto, reservou um pouco mais de liberdade, diversão e cinema - no melhor sentido dessa combinação. Adaptação de "Gosto de Sangue" (1985), dos irmãos Coen, "A Woman, a Gun and a Noodle Shop", de Zhang Yimou, é daqueles trabalhos que ficam melhores quanto mais se pensa neles. É algo que a maior parte dos títulos da mostra competitiva tem conseguido lograr este ano. Não tem o perfil de premiado, especialmente para um júri presidido por Werner Herzog. Mas cumpre seu papel muito bem, no sentido de que traz um ex-vencedor do Urso de Ouro, com "Sorgo Vermelho" (1987), para a seleção principal.

"A Woman, a Gun and a Noodle Shop" nasceu de uma série de coincindências. Yimou havia visto o filme pela primeira vez no Festival de Cannes. E sem legendas, o que tornou a experiência ainda mais intrigante, segundo o próprio diretor contou na entrevista coletiva logo após a sessão matinal para a imprensa. "Eu fiquei muito impressionado com tudo o que acontecia, aquela sucessão de eventos", disse ele. "E o filme não saia da minha cabeça."

Anos depois, Yimou conseguiu rever "Gosto de Sangue", desta vez com legendas que ajudaram a explicar o labirinto narrativo e cheio de reviravoltas criado pelos irmãos Coen. Com as lacunas preenchidas, ele teve a ideia de recriar a história, ambientando-a na China. "Embora goste muito dos filmes deles, eu nunca os encontrei pessoalmente, nem havia conversado longamente com eles, a não ser rapidamente em ocasiões como festivais ou grandes eventos", explicou o diretor. E quando quis comprar os direitos de adaptação, eles me mandaram um e-mail dizendo que se sentiam honrados. Fiquei muito feliz com isso."

Com título inspirado em uma famosa declaração de Jean-Luc Godard, a estética de uma antiga ópera chinesa e a forma de uma comédia de erros, "A Woman, a Gun and a Noodle Shop" mostra o que acontece em um pequeno povoado encravado no deserto quando o dono de um restaurante de sopa de macarrão descobre que está sendo traído pela jovem mulher com um de seus funcionários. Ao mesmo tempo em que ela planeja matá-lo, ele contrata um dos soldados da guarda imperial para eliminar o casal adúltero. O resultado é um filme sombrio e inteligente que homenageia não apenas o cinema dos irmãos Coen, mas o exercício do cinema narrativo de uma forma mais ampla.

Segundo o próprio Yimou, a versão exibida em Berlim é mais enxuta do que a lançada no mercado chinês. "Havia muitas piadas locais, que ficariam deslocadas e passariam despercebidas para uma platéia estrangeira", explicou ele. "O meu distribuidor sugeriu que cortássemos essas passagens e eu achei que seria uma boa medida. Isso atrapalharia o ritmo do filme."

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host