UOL Entretenimento Cinema
 
15/02/2010 - 13h34

Na metade, a Berlinale aponta para os atores como força deste festival

ALESSANDRO GIANNINI
Enviado especial a Berlim
  • Reuters/ Getty Images

    Os atores Andreas Lust, de ''The Robber'', e Stellan Skarsgard, de "A Somewhat Gentleman", participam do 60º Festival de Berlim

Nesta segunda (15), o 60o. Festival de Berlim apresentou o primeiro filme com co-produção alemã da mostra competitiva. Inspirado no romance "On The Run", de Martin Prinz, "The Robber", de Benjamin Heisenberg, inspira-se na história real de um bandido romântico que atuou na Áustria e ficou conhecido por suas escapadas espetaculares. Foi também o dia de mais uma comédia, o filme norueguês "A Somewhat Gentleman" , de Hans Peter Molland, outro ex-signatário do manifesto Dogma 95 a fazer parte da seleção oficial.

Ambos os filmes seguem uma tendência que parece tomar forma nesta edição do festival: histórias de homens solitários, muitas vezes egressos da prisão, que parecem perdidos no mundo e sem nenhuma perspectiva aparente.

Em "The Robber", o personagem interpretado pelo ator austríaco Andreas Lust sai da prisão e, apesar de desenvolver uma aptidão para corridas de longa distância, não consegue abandonar o vício do roubo a banco - a endorfina e o perigo iminente são as drogas às quais está preso.

Na coletiva que se seguiu à sessão matinal, Heisenberg disse que o projeto lhe foi oferecido pelo produtor Michael Kitzberger no início de 2006. "O que me atraiu aqui foi esse personagem que, apesar de ter todas as condições de reconstruir a sua vida fora da penitenciária, está irremediavelmente preso a um vício", disse o diretor. "Não posso falar pelos outros diretores, mas não sei explicar por que há tantos filmes com esse perfil na seleção."

Em "A Somewhat Gentleman", Stellan Skarsgaard também sai da prisão e, embora logo se reúna com os antigos companheiros de delito, tem claro que quer consertar sua vida, muitas vezes das maneiras mais atrapalhadas. "Este filme fala sobre fracassos dolorosos, um tributo ao sexo imperfeito e uma campanha mundial contra as pessoas perfeccionistas que comandam o mundo", escreve Peter Molland sobre o filme.

Enquanto "The Robber" se desenvolve como um drama interior e angustiante, "A Somewhat Gentleman" assume o formato de uma comédia de erros que muitas vezes lembra os primeiros filmes dos irmãos Coen. Ambos têm em comum a dependência dos protagonistas e a força dos atores que os interpretam. Tanto Lust quanto Skarsgaard têm boas chances de sair da Berlinale com prêmios de interpretação.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host