UOL Entretenimento Cinema
 
20/02/2010 - 20h04

"Polanski está contente com o prêmio", diz produtor de "O Escritor Fantasma"

ALESSANDRO GIANNINI
Enviado especial a Berlim

Os produtores de "O Escritor Fantasma", Robert Benmussa e Alain Sarde receberam o Urso de Prata de melhor direção em nome de Roman Polanski, o terceiro de sua carreira como cineasta, e se comunicaram com ele por telefone. Polanski ainda se encontra em prisão domiciliar em Zurique, na Suíça, por conta de acusações de estupro pendentes nos Estados Unidos. "Conversamos com ele, que está muito feliz, honrado e continua trabalhando muito", disse Benmussa na coletiva. Os produtores lembraram que o filme estreou nos Estados Unidos nesta sexta (19), em algumas poucas capitais. "Os resultados estão ótimos", disse Benmussa. "Isso quer dizer que as pessoas estão interessadas em filmes com boas histórias, nada além disso.''

  • AFP/ Reuters

    Na ausência de Polanski, os produtores Rob Benmussa e Alain Sarde recebem o Urso de Prata por melhor direção em ''O Escritor Fantasma"

Já Boras Alta, o menino de 7 anos que faz o papel de Yusuf em "Honey", ainda não sabe que o filme do qual é protagonista venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim. Depois da cerimônia de entrega dos prêmios neste sábado (20), o diretor turco Semih Kaplanoglu fez um novo agradecimento público a Boras e lamentou não ter podido avisá-lo do prêmio. "Ele tem apenas 7 anos e já está dormindo", disse o cineasta na entrevista coletiva dos premiados. "Mas amanhã pretendo falar com ele por telefone e, se possível, encontrar com ele. Também quero levar o troféu à comunidade onde filmamos, já que eles contribuiram muito também para esse resultado."

O diretor e casal de atores do filme romeno "If I Want To Whistle, I Whistle", por sua vez, não tiveram que ligar para ninguém para avisar sobre os dois prêmios recebidos pelo filme. Mas receberam uma ligação do presidente da Romênia, Traian Basescu, que lhes parabenizou pela realização. "Eu fico muito feliz de saber que estou em companhia de Cristi Puiu, Cristian Mungiu, Corneliu Porumboiu e vários outros", disse Florin Serban. "Eu fiz esse filme para os romenos e espero que esses prêmios atraiam o público. Atraiu a atenção do presidente, que estará na pré-estreia do filme!"

  • Getty Images

    Bora Altas está no filme ''Honey'', de Semih Kaplanoglu, vencedor do Urso de Ouro

O diretor de "Caterpillar", Koji Wakamatsu, que recebeu o prêmio de melhor atriz para Shinobu Karajima elogiou muito sua colaboradora, mas não sem puxar a sardinha para a parte que lhe cabe na produção. "Ela é uma atriz maravilhosa", disse ele. "Mas acho que ela não ganhou esse prêmio apenas por ser boa atriz, mas porque o filme tem um ótimo roteiro. Eu não esperava um prêmio e não esperava que [Yoji] Yamada também ganhasse, o que foi uma honra para mim." Wakamatsu confirmou que a mãe e o pai de Karajima eram atores de teatro Kabuki. "Eu tive oportunidade de fazer o filme com ela, o que foi quase por acaso", disse ele. "Mas os pais dela me ajudaram muito no início da carreira e fiquei muito feliz com o resultado."

Alexei Popogrebsky, diretor de "How I Ended This Summer", que recebeu o prêmio pelo diretor de fotografia do filme, Pavel Kostomarov. Popogrebsky disse que é a segunda vez que trabalha com Kostomarov e em um estilo totalmente diferente. "Ele não é somente um diretor de fotografia talentoso, ele é também um ótimo diretor de documentários", disse o cineasta russo. "E trabalhar com uma pessoa assim é importante porque ele tem muita sensibilidade, entende o que você quer." Kostomarov dirigiu três documentários: "Mother", "Life in Piece" e "Transformator".

O chinês Wang Quan'an, que recebeu o prêmio de melhor roteiro com Nan Jim por "Apart Together", não acreditava que ganharia um prêmio tão importante. "Foi o que pensei, porque quando Dieter [Kosslick, diretor do festival] me disse que seria o filme de abertura achei que seria inviável", disse Quan'an. "Para mim, esse prêmio é o melhor que poderia haver, porque eu escrevo os meus próprios roteiros."

Babak Najafi, que recebeu o prêmio de melhor filme de estreia do 60o. Festival de Berlim pelo filme sueco "Sebbe", exibido na mostra Generation 14Plus, comemorou. "Vou curtir cada segundo desse prêmio", disse Najafi. "Já que é a única vez na vida em que somos estreantes como diretores."

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host