UOL Entretenimento Cinema
 
07/02/2009 - 15h49

Irã estréia no 59º Festival de Berlim com filme sobre ética

ALESSANDRO GIANNINI
Enviado especial a Berlim
O cinema iraniano deu o ar da graça no terceiro dia do Festival de Berlim. "Darbareye Elly" (Sobre Elly), de Asghar Farahdi, foi o primeiro filme do terceiro dia a ser exibido para os jornalistas. Não se trata de uma produção iraniana típica, da linhagem de Abbas Kiarostami e Mohsen Makhmalbaf - velhos conhecidos dos frequentadores da Mostra de São Paulo. No que diz respeito ao formato, parece se enquadrar mais nos cânones e modelos ocidentais. É uma primeira impressão enganosa.

Reuters
Elenco do filme iraniano "Sobre Elly", posa para fotos no tapete vermelho, durante terceiro dia do Festival de Berlim
MAIS FOTOS DO 3º DIA DO FESTIVAL
TRAILERS DO FILME DO FESTIVAL
MAIS SOBRE O FESTIVAL DE BERLIM
Um grupo de casais amigos se reúne para passar três dias na praia. Uma das mulheres quer promover o encontro entre um casal de amigos que supostamente são solteiros, livres e desimpedidos. Elly (Taraneh Alidousti) é professora e Ahmed (Shahab Hosseini) mora na Alemanha e está de passagem pelo Irã para rever a família e os amigos. Mais uma vez, nem tudo é o que parece e uma série de eventos acaba por transformar um fim de semana extenso em um pesadelo com toques de tragédia.

"Darbareye Elly" não eletrizou, nem sensibilizou a maior parte dos seus primeiros espectadores. Uma das razões é a confusão em que se transforma a trama a partir do momento em que um acidente acontece e a perspectiva de uma tragédia ainda maior se instala na casa da praia. Antes que o fio da meada seja retomado e a verdadeira questão do filme se instale, muito tempo foi perdido com sequencias inteiras sem sentido. A temática que interessa nessa história é o limite entre o certo e o errado, a verdade e a mentira, o discurso direto e as tergiversações.

Farahdi, que com "Darbareye Elly" faz sua estreia no Festival de Berlim, defendeu o filme dizendo que certos clichês morais não se aplicam a todas as pessoas. Ele faz referência a uma cena em que se discute se o grupo diz ou não a verdade sobre a convidada para o rapaz que diz ser irmão dela, mas que na verdade é seu noivo. "O fato de ela ter ido viajar com o grupo de amigos sem o noivo não é estranho à cultura iraniana", completou. "Mesmo assim, todas as pessoas a julgam."

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host