UOL Entretenimento Cinema
 
11/02/2009 - 11h54

Diário de Berlim: Dia fraco com "Katalin Varga", "Notorious" e "Happy Tears"

ALESSANDRO GIANNINI
Enviado especial para Berlim
Depois de uma terça (10) com ótimos filmes, o sétimo dia da Berlinale foi frustrante na mostra competitiva, com uma coprodução européia e duas realizações americanas - tudo muito fraco:

  • "Katalin Varga" - Coprodução entre Romênia, Inglaterra e Hungria, o filme dirigido pelo inglês Peter Strickland conta uma história de vingança ambientada no interior da Transilvânia - região que alude ao folclore romeno. A personagem do título, interpretada por Hilda Peter, quer se vingar dos homens que a estupraram no passado, quando o marido descobre que o filho de 11 anos do casal não é dele. Katalin empreende uma viagem pelo interior do país junto com o menino em busca dos responsáveis pela sua tragédia pessoal.

    Divulgação
    Demi Moore e Parker Posey estão em "Happy Tears", um filme família com pitadas surrealistas
    MAIS FOTOS DO SÉTIMO DIA DO FESTIVAL DE BERLIM

    Ela inicia um ciclo violento que só gera mais violência e, enfim, termina numa tragédia. Transferida para o plano histórico, a trama tem a ver com a trajetória percorrida por alguns países do Leste Europeu - a Romênia à frente de todos eles. Faz sentido no papel, mas na tela soou perverso e insultante.

    Acusações das quais Strickland se defendeu na entrevista coletiva, quando foi questionado a respeito da punição imposta à protagonista. "O que muitos filmes de ação, como os de Tarantino, não mostram é que quando se inicia um processo de vingança, há efeitos colaterais", disse ele. "Eu não estava procurando pelo certo e o errado."

  • "Happy Tears" - Demi Moore, Parker Posey e Rip Torn interpretam os personagens em torno dos quais se desenvolve a tragicomédia dirigida Michael Lichtenstein - em seu segundo. Moore e Posey são as duas irmãs que voltam para a casa dos pais para ajudar o pai senil, interpretado por Torn. É a velha história da família em busca de redenção por meio de uma espécie de exorcismo do passado imperfeito. Litchenstein imprime um clima surreal para tentar fugir ao convencional, mas só consegue piorar as coisas. Os três atores são muito esperados em Berlim, mas só pelo prazer de poder vê-los de perto.

  • " Notorious" - George Tillman Jr. conta a história do famoso rapper e ex-traficante novaiorquino Christopher Wallace. Conhecido primeiro como Biggie Small e depois como B.I.G., Wallace morreu assassinado aos 24 anos, em 1997, em função de uma rixa com os rappers da costa oeste provocada pelo ex-amigo e também colega de profissão Tupac. Com elenco numeroso, encabeçado pelo iniciante Jamal Woolard e pela excelente Angela Basset, o filme tende ao didatismo e cai facilmente no moralismo barato. Tillman Jr., que antes dirigiu "Homens de Honra" (2000), emula descaradamente Michael Mann, em filmes como "Colateral" e "Miami Vice". Sem os mesmos propósitos.

    Em tempo: "Notorious" faz parte da mostra competitiva, fora de competição. Ou seja, embora esteja entre os concorrentes, não será considerado pelo júri presidido por Tilda Swinton na disputa pelo Urso de Ouro. Apesar de parecer ilógico, faz sentido no contexto do festival, já que se trata de uma deferência feita pela direção e a comissão de seleção. Seleção oficial, aqui como em Cannes e Veneza, compreende todos os filmes que estão na mostra competitiva e nas diferentes seleções com a chancela da Berlinale.
  • Compartilhe:

      Siga UOL Cinema

      Sites e Revistas

      Arquivo

      Hospedagem: UOL Host