UOL Entretenimento Cinema
 
11/02/2010 - 13h39

Em Berlim, filme de abertura fala sobre China reunida e transformada

ALESSANDRO GIANNINI
Enviado especial a Berlim
  • Getty Images

    A atriz Monica Mo, o diretor Wang Quan'an e a atriz Lisa Lu participam da sessão de "Tuan Yuan" no 60º Festival de Berlim

No aniversário de 60 anos, o Festival de Berlim escolheu como filme de abertura um drama familiar dirigido por um ex-ganhador do Urso de Ouro. "Tuan Yuan" ("Apart Together") mostra a história da reunião de uma família separada pela Guerra Civil Chinesa. A direção é de Wang Quan'an, que ganhou o Urso de Ouro em 2007, com o filme "Tuya's Marriage" - inédito comercialmente no Brasil.

Na história, Liu (Ling Feng) volta para Xangai depois de 50 anos para rever a família e reencontrar o primeiro amor de sua vida. Ele lutara contra os soldados comunistas na Guerra Civil e, depois da derrota, foi viver em Taiwan. Com a devolução da ilha pelos ingleses e a reunificação com a China, pode finalmente reatar os laços com a família e a mulher que abandonou grávida.

Liu encontra Qiao-Yu (Lisa Lu) casada com um Lu (Xu Caigen), um ex-soldado comunista. O casal tem duas filhas - uma delas, a jovem estrela chinesa Monica Mo - e há tempos entrou na rotina. Com o reaparecimento do primeiro marido, a esposa recebe o convite para voltar com ele para Taiwan. Muita coisa acontece antes que ela possa decidir o que fazer, especialmente muitas refeições onde os assuntos são debatidos.

"A comida tem um papel muito importante porque é em torno da mesa, nas refeições, que as famílias se reúnem e que muitos assuntos também são discutidos", disse Wang Quan'an, na entrevista coletiva após a sessão para a imprensa. "Mas a questão principal a ser tratada é a divisão de um país, a divisão de famílias que ficaram anos sem se ver. E, claro, as transformações pelas quais estamos passando."

O filme se passa em Xangai, um símbolo da modernidade chinesa e também das contradições que o país inteiro experimenta. Convivem com os modernos arranha-céus da cidade um apego à tradição e muita pobreza. "Às vezes, é difícil entender essa cidade", disse Quan'an. "Mas ela também faz parte da realidade que estamos vivendo, com todas essas contradições. Por isso, escolhi filmar ali."

Como os filmes anteriores de Quan'an, "Tuan Yuan" também foi inspirado em fatos reais. "Com o meu trabalho, quero entender a vida como ela é", disse ele. "Talvez por isso eu inconscientemente escolha histórias que foram, de alguma maneira, vivenciadas. Só assim podemos entender e questionar o que somos e como vivemos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host