UOL Entretenimento Cinema
 
01/10/2010 - 03h08

Fundo conjunto entre Ancine e Incaa fomentará coproduções entre Brasil e Argentina

EDU FERNANDES
Colaboração para o UOL, do Rio
  • Durante a sessão de  Dois Irmãos, de Daniel Burman, a Ancine e o Incaa divulgaram iniciativa de fomento a coproduções

    Durante a sessão de "Dois Irmãos", de Daniel Burman, a Ancine e o Incaa divulgaram iniciativa de fomento a coproduções

Às 19h15 dessa quinta-feira (30), muitos cinéfilos se dirigiram ao Cine Odeon para prestigiar a sessão de "Dois Irmãos", longa dirigido por Daniel Burman ("As Leis de Família").

O que não se esperava é que antes de se ver o representante da mostra Foco Argentina houvesse um pronunciamento com uma novidade importante para a produção de filmes entre Brasil e Argentina: as entidades de cinema de cada país, a Ancine e o Incaa, se juntaram para fazer um fundo de fomento de coproduções.

O objetivo da iniciativa é “mostrar a força e a riqueza de nossas culturas”, declarou Liliana Mazurem representante do Incaa na delegação argentina no Festival do Rio. Em breve, um edital será aberto para que os realizadores brasileiros e argentinos desfrutem do fundo.

Uma verba total de US$ 800 mil será disponibilizada para quatro projetos, sendo dois deles de cada nação. Dentro do orçamento de um longa-metragem, a fatia de US$ 200 mil é uma parte muito pequena do montante total para produção de um filme. Mais do que ajuda estritamente financeira, o fundo funcionará como uma chancela, para que os projetos consigam captar capital nos dois países ao mesmo tempo.

Veja também

Carregando...

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host