UOL Entretenimento Cinema
 
24/09/2008 - 15h05

Estreantes de peso são destaques entre os brasileiros

NEUSA BARBOSA

Colaboração para o UOL
Dois atores do primeiro time, Matheus Nachtergaele e Selton Mello, estreantes na direção, oferecem dois dos melhores filmes brasileiros concorrentes a prêmios no Festival do Rio.

Divulgação
Leonardo Medeiro estrela "Feliz Natal", primeira experiência na direção do ator Selton Mello
Divulgação
Daniel Oliveira em "A Festa da Menina Morta", de Matheus Nachtergaele, que estreou em Cannes
PARTICIPANTES DA PREMIÈRE BRASIL
TRAILERS DE INTEGRANTES DO FESTIVAL
FILMES NACIONAIS PRESENTES NA MOSTRA
No primeiro caso, trata-se do drama "A Festa da Menina Morta", de Matheus, que teve sua première mundial na seleção Um Certo Olhar do Festival de Cannes de 2008, e obteve cinco prêmios, inclusive o Especial do Júri, no mais recente Festival de Gramado, em agosto passado.

Com roteiro de autoria do próprio Matheus, ao lado de Hilton Lacerda (de "Baixio das Bestas" e "Árido Movie"), o filme retrata um culto em torno da figura de Santinho (Daniel Oliveira, de "Cazuza - O Tempo Não Pára"), que faz predições anuais numa pequena comunidade no interior da Amazônia.

O filme de Selton Mello, "Feliz Natal", prêmio de melhor direção no I Festival de Paulínia (SP), em julho, fecha seu foco em torno de uma família disfuncional, abalada pelo retorno de um de seus membros, Caio (Leonardo Medeiros). Em clima tenso, ele reencontra o irmão (Paulo Guarnieri), a mãe (Darlene Glória) e o pai (Lúcio Mauro) todos entregues a suas neuroses e culpas.

Na linha de filmes de arte destinados a um público exigente e interessado em pesquisa de linguagem, duas atrações estão em "A Erva do Rato", nova obra de Julio Bressane que teve sua première no recente Festival de Veneza, e "A Canção de Baal", estréia na direção da atriz Helena Ignez, viúva de Rogério Sganzerla.

Comédia em dose dupla

O veterano dramaturgo carioca Domingos de Oliveira comparece com duas comédias, "Juventude", que acompanha os sonhos de três velhos amigos (o próprio Domingos, Paulo José e o diretor teatral Aderbal Freire Filho) e já premiada no último Festival de Gramado - e "Todo Mundo tem Problemas Sexuais", esta última, fora de competição.

Vários documentários em torno de figuras ligadas à música destacam-se na programação. É o caso de "O Homem que Engarrafava Nuvens", de Lírio Ferreira, sobre o "Doutor do Baião" Humberto Teixeira, parceiro de Luiz Gonzaga.

Outros documentários recomendados são "Jards Macalé, Um Morcego na Porta Principal", de Marco Abujamra e João Pimentel, além de "Pan-Cinema Permanente", de Carlos Nader, e "Simonal, Ninguém Sabe o Duro que Dei", de Cláudio Manoel (de "Casseta e Planeta"), Calvito Leal e Micael Langer, ambos premiados na última edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host