UOL Entretenimento Cinema
 
26/09/2008 - 15h52

"Aquele Querido Mês de Agosto" é exemplar do novo cinema português

NEUSA BARBOSA

Colaboração para o UOL, do Rio
Uma das apostas em novatos neste Festival do Rio deve ser feita no português Miguel Gomes, diretor de "Aquele Querido Mês de Agosto", filme integrou a seção Quinzena dos Realizadores do último Festival de Cannes.

Misto de ficção e documentário, rodado nos arredores de Coimbra, o trabalho do ex-crítico Gomes, 35 anos, é muitas vezes intrigante, por ser difícil de definir. Suas imagens mostram um Portugal ardente no verão, em que se organizam bailes e jovens descobrem o amor e em que as luzes, paisagens e animais são tão personagens da história quanto as próprias pessoas.
Divulgação
"Aquele Querido Mês de Agosto", do português Miguel Gomes, mescla ficção e documentário

Na parte ficcional, o centro está num grupo musical e familiar, em que surge um romance entre a cantora (Sonia Bandeira) e o guitarrista (Fábio Oliveira), que é seu primo. Os dois escondem o caso dos pais, para evitar pressões e palpites.Mas logo se mostra necessário para os dois fazer escolhas sobre a vida adulta que os separá-los.

Uma suspeita de traição conduz a trama a um clima parecido com o de "Beijos Proibidos" (68) e outros filmes de François Truffaut com seu personagem autobiográfico Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud).

Um dos detalhes mais curiosos do filme português é quando o diretor decide colocar em cena também o próprio processo de filmagem, na parte final, o que gera momentos bem inesperados.

"Aquele Querido Mês de Agosto" é exibido hoje (26), às 19h, no Estação Vivo Gávea 5; amanhã (27) às 22h10, no Estação Barra Point 1; e na segunda (29), no Espaço de Cinema 3, às 16h30 e 24h.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host