Uma das principais atrações da programação deste primeiro e muito chuvoso final de semana do Festival do Rio é o drama "Gomorra", de Matteo Garrone, escolhido pela Itália para disputar uma das cinco vagas no Oscar de filme estrangeiro, enfrentando o representante brasileiro "Ônibus 174", de Bruno Barreto, também na programação.
Uma das credenciais do filme italiano que, por sua pegada frenética, tem sido comparado ao brasileiro "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, é ter vencido o Grande Prêmio do Júri no último Festival de Cannes, em maio.
A comparação com o filme de Meirelles tem cabimento, na medida em que "Gomorra" retrata com bastante crueza a periferia de Nápoles, onde jovens pobres não têm praticamente nenhuma opção de vida a não ser trabalhar para a máfia local, conhecida como "Camorra".
A trama tem diversos personagens, sendo alguns dos mais marcantes o garoto Totò (Salvatore Abbruzzese) que, com apenas 13 anos, já começa a prestar pequenos serviços, tipo informações, aos mafiosos - tal como acontece com os pequenos "olheiros" do tráfico de drogas nos morros cariocas, quase sempre meninos dessa idade ou ainda menores.
Outros dois adolescentes sem destino, Marco (Marco Macor) e Ciro (Ciro Petrone), decidem fazer jogo mais perigoso, roubando armas e interferindo em negócios dos camorristas. Um jogo de caubóis em que os dois garotos não têm nenhuma chance de vencer.
Um personagem marcante é Franco (Toni Servillo), o cobrador dos "empréstimos", pagos com altas taxas de agiotagem, e das extorsões da máfia. Um funcionário a serviço dos chefões que, apesar de sua posição altamente privilegiada, também corre seus riscos.
Experiente ator de teatro, Servillo atuou em outro filme italiano concorrente na última edição de Cannes, "Il Divo", de Paolo Sorrentino. Trata-se de uma sátira política, que também será exibida na segunda semana do Festival do Rio.
"Gomorra" será apresentado hoje (26), às 16h e 20h45, no Espaço de Cinema 2; amanhã, sábado (27), às 17h45, no Estação Barra Point 2; e no domingo (28), às 13h20 e 19h, no Estação Vivo Gávea 5.