UOL Entretenimento Cinema
 
27/09/2008 - 16h53

Charlie Kaufman estréia como diretor em "Sinédoque, Nova York"

NEUSA BARBOSA

Colaboração para o UOL, do Rio
Roteirista premiado com um Oscar (em 2005, por "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças"), além de duas indicações (por "Quero Ser John Malkovich" e "Adaptação"), o nova-iorquino Charlie Kaufman estréia na direção com o engenhoso "Sinédoque, Nova York".

O filme, cuja primeira sessão no Festival do Rio está marcada para este sábado (27), 21h30, no Cine Palácio 1, chega apoiado pelo fato de ter concorrido à Palma de Ouro, no último Festival de Cannes, em que obteve elogios de vários críticos.

Divulgação
Philip Seymour Hoffman e Samantha Morton juntos em cena de "Sinédoque, Nova York"
Seguindo uma narrativa circular, onde uma história brota dentro da outra, o enredo tem como protagonista o dramaturgo Caden Cotard (Philip Seymour Hoffman, de "Capote"). Entrando na meia-idade, ele vive uma crise com sua mulher, Adele (Catherine Keener, de "Um Crime Americano"), ao mesmo tempo em que é atormentado por uma misteriosa doença, que lhe causa feridas na pele.

A mulher finalmente o abandona, levando a filha consigo para a Alemanha. Caden envolve-se, então, com Hazal (Samantha Morton, de "Control"), sua secretária, uma moça humilde e muito dedicada a ele. Com o apoio de uma bolsa, o dramaturgo financia a produção da obra fundamental de sua vida, uma peça de fundo totalmente autobiográfico e que se prolonga por anos e anos. Seus cenários e personagens vão aumentando, tornando cada vez mais difícil definir a fronteira entre arte e vida, realidade e ficção.

Em Cannes, alguns críticos compararam o filme de Kaufman a "Oito e Meio" (1963), de Federico Fellini. Entretanto, na coletiva de imprensa de seu filme naquele festival, o diretor norte-americano garantiu que "nunca tinha visto" o clássico de Fellini, em que se discute a crise pessoal e artística de um diretor de cinema, vencedor de dois Oscar: melhor filme estrangeiro e melhor figurino (filme branco e preto).

"Sinédoque, Nova York" será exibido também na segunda (29), às 16h15, no Estação Barra Point 2; na sexta (3), no Estação Ipanema 2, às 15h15 e às 19h45; e na quarta (8), no Estação Vivo Gávea, às 13h30 e às 18h10.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host