UOL Entretenimento Cinema
 
28/09/2008 - 16h59

"O Poderoso Chefão" tem sessão cheia, mas não lotada

NEUSA BARBOSA

Colaboração para o UOL, do Rio
"O Poderoso Chefão", clássico de Francis Ford Coppola premiado com três Oscar em 1972, teve sua única sessão no Festival do Rio com direito a sala cheia - embora não totalmente lotada - no Cine Palácio, na noite de sábado (27). No cinema, que tem capacidade para 800 lugares, havia cerca de 500 espectadores.

A diretora do festival, Hilda Santiago, apresentando a sessão, perguntou à platéia quantos nunca haviam assistido ao filme, que já existe em DVD, inclusive a partir da mesma versão restaurada exibida ontem. Menos de um terço dos presentes levantaram a mão. A maioria veio mesmo conferir como é que o drama baseado no livro de Mário Puzo ficava numa tela grande.

Divulgação
Marlon Brando em cena de "O Poderoso Chefão", de Francis Ford Coppola
ASSISTA TRECHO DO EXTRA DO DVD "O PODEROSO CHEFÃO" - THE COPPOLA RESTORATION
Esse foi o caso, por exemplo, do doutorando em Ciência Política Arnaldo Lanzara que, aos 31 anos, não tivera a oportunidade de ver o filme no cinema. Para ele, a experiência "foi uma surpresa". "Redescobri o filme", afirmou.

Lanzara não se incomodou nem com os diversos "blackouts", ou seja, momentos em que a tela ficou escura por alguns instantes entre um rolo e outro do filme. Por se tratar de cópia restaurada, seus rolos não podem ser colados nem emendados porque isto causaria a perda de alguns fotogramas.

Essas pequenas interrupções entre um rolo e outro poderiam ser evitadas se a sala tivesse dois projetores 35 mm, o que é raridade absoluta hoje nos cinemas brasileiros. Com um único projetor, a saída é esperar alguns momentos até que o novo rolo seja carregado.

Outro que veio conferir esta sessão foi o cineasta Walter Lima Jr. ("Os Desafinados"). "Só tinha visto o filme no cinema uma vez", contou.

A cópia de "O Poderoso Chefão" exibida ontem e que será projetada, também uma única vez na Mostra Internacional de São Paulo, que começa em 17 de outubro, pertence à coleção particular do próprio Coppola e está sob guarda da Paramount Pictures e tem circulação controlada e reduzida, para minimizar o risco de danos.

Cinema fechado

Acaba sendo profético o comentário também feito por Hilda Santiago de que "não muitos cinemas, nos próximos anos, poderão repetir este feito" - ou seja, exibir um filme em 35 mm, restaurado, numa tela grande.

Pelo menos no caso deste Cine Palácio, uma sessão como esta não deve se repetir. Inaugurado em 1962, o cinema foi vendido a um hotel em suas proximidades, na Cinelândia carioca, e deverá interromper suas atividades assim que terminar o festival. Mas, por ser tombado por dentro, seu interior deverá ser mantido. O cinema deverá ser utilizado para convenções.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host