Vencedor de quatro Kikitos no último Festival de Gramado, a comédia dramática "Juventude", de Domingos de Oliveira ("Amores" e "Separações") coloca em cena três velhos amigos, interpretados por ele mesmo, ao lado de Paulo José e do diretor teatral Aderbal Freire Filho, numa rara participação como ator. O filme tem sua primeira sessão hoje (29) às 22h30, no cine Odeon Petrobras, dentro da competição do Festival do Rio.
Davi (Paulo José) é um homem rico que recebe em sua casa os outros dois amigos, Antonio (Domingos) e Ulisses (Aderbal), para um jantar a sós, em que suas mulheres não participam. O trio tem 50 anos de história em comum, começando a partir da convivência na vida escolar.
"Juventude", de Domingos de Oliveira, está na disputa das produções de ficção |
Na adolescência, os três atuaram numa peça que então era um clássico merecedor de muitas montagens, "A Noite dos Cardeais", de Júlio Dantas. Recordando as emoções daqueles tempos, o diretor encena um dos momentos mais bonitos do filme, em que contracenam os personagens em sua idade atual com seus correspondentes, ainda meninos, todos vestindo a roupa vermelha dos cardeais.
O ponto forte de Oliveira, os diálogos, quase sempre recheados de tiradas cômicas - muitas ironizando a velhice - está preservado neste filme, que tem uma sofisticação bem maior do que alguns de seus trabalhos mais recentes, caso de "Carreiras" e "Feminices".
Novas sessões do filme estão marcadas para esta terça (30), às 13h30, no Odeon Petrobras, e também na quarta (1), no Estação Vivo Gávea, às 13h30 e 20h20.