Uma das principais retrospectivas do Festival do Rio, "Fratelli Taviani", que homenageia os veteranos irmãos diretores italianos Paolo e Vittorio Taviani, tem três dos 11 filmes dessa seção exibidos ao longo desta terça (30).
Seu mais recente trabalho, o drama "La Masseria delle Allodole" (2007), terá duas sessões hoje no Estação Barra Point 2, às 13h30 e às 17h15. O filme aborda o massacre dos armênios pelos turcos, em 1915, a partir da história de uma família, os Avakian. No elenco, Paz Vega ("Lúcia e o Sexo"), Ángela Molina ("Carne Trêmula") e Moritz Bleibtreu ("Corra, Lola, Corra "). "La Masseria delle Allodole" tem sessões também na sexta (3), às 17h30 e 22h, no Estação Ipanema 2.
Cena de "La Masseria delle Allodole", o mais recente trabalho dos diretores italianos Paolo e Vittorio Taviani |
Um clássico do cinema político que caracteriza os dois irmãos italianos é "Allonsanfan" (1974), atração de hoje às 1615, no Espaço de Cinema 3. O enredo acompanha o engajamento de um homem rico, Fulvio Imbriani (Marcello Mastroianni), que, no século XIX, é acusado de conspiração. Depois de um período na prisão, é solto e redescobre os prazeres da vida burguesa. Mas seus antigos companheiros o reencontram e desafiam a uma nova militância.
" A Noite de São Lourenço " (Prêmio Especial do Júri em Cannes em 1982) recupera uma história da 2ª Guerra Mundial, contando como camponeses da aldeia de San Miniano (terra natal dos diretores) decidiram abandonar suas casas para ludibriar os nazistas, em 1944. O filme passa hoje às 18h, no Cine Palácio 1. E repete também na sexta (3), às 19h15, no Centro Cultural da Caixa Econômica, e na próxima terça (7), 13h, no Estação Ipanema 2.