Rio de Janeiro - O filme "Walt & El Grupo", que reconstrói uma viagem de Disney, em 1941, pela América Latina, estreou internacionalmente no Festival de Cinema do Rio de Janeiro.
O documentário, escrito e dirigido por Theodore Thomas, cuja vida esteve muito ligada aos estúdios Disney, é uma reconstrução atual deste episódio pouco recordado e que foi chave nos laços entre Estados Unidos e o resto da América.
O longa mostra a passagem de Walt Disney por países e cidades latino-americanas como Rio, Salvador, Buenos Aires e Santiago do Chile, onde o americano e um grupo de artistas estiveram ao longo de dois meses buscando estreitar as relações dos EUA com a América Latina.
"São os mesmos países, as mesmas cidades, os mesmos lugares", contou Thomas em entrevista à Agência à Efe. "Queríamos fazer o mesmo que eles e mostrar visualmente o que sentiam", ressaltou.
A viagem foi uma missão encomendada por Washington a Disney em um esforço para enfrentar a ameaça do fascismo e do nazismo, regimes que então mantinham certa ligação com Governos latino-americanos, entre eles com o de Getulio Vargas.
"Alô, Amigos (1942)" foi um dos principais longas-metragens produto dessa viagem, além de personagens como o papagaio Zé Carioca e vários outros.
"A viagem foi uma bem-sucedida troca de idéias", afirmou Thomas.