UOL Entretenimento Cinema
 
03/10/2008 - 13h22

"Cantoras do Rádio" recicla memória musical brasileira

Neusa Barbosa
Colaboração para o Uol, do Rio
Documentário concorrente da Première Brasil do Festival do Rio, "Cantoras do Rádio", de Gil Baroni e Marcos Avellar, recupera a memória dos tempos áureos da Rádio Nacional, entre os anos 30 e 50, período em que diversas cantoras como Carmem Miranda, Dalva de Oliveira, Elizeth Cardoso e outras firmaram seu nome e tornaram famosas diversas canções de sucesso.

A pesquisa de Ricardo Cravo Albin para o roteiro de um show em 2005, "Estão Voltando as Flores" (título de uma canção de Altemar Dutra), serve de espinha dorsal para o filme, que traz quatro cantoras da era do rádio ainda muito ativas - Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas, Ellen de Lima e Violeta Cavalcanti.

Divulgação
"Cantoras do Rádio", de Gil Baroni e Marcos Avellar, está na competição da Première Brasil como longa documentário
Ao longo do documentário, as quatro dão depoimentos e cantam, homenageando várias colegas que já morreram, como as citadas Carmem, Dalva e Elizeth e também Dolores Duran, Nora Ney, Aracy de Almeida, Aurora Miranda, as irmãs Dircinha e Linda Batista e Isaurinha Garcia (a única paulista do grupo).

A trilha sonora é, como se poderia esperar, muito especial e bem-cuidada, trazendo canções tradicionais como "Mensagem", "Risque", "Nunca" "Vagalume" - que mereceu risos e aplausos na sessão inaugural do filme, no Cine Odeon, na noite de quarta (1), quando foi ouvido o verso que diz: "Rio de Janeiro/Cidade que me seduz/De dia falta água/De noite falta luz".

A sessão, que teve a presença das quatro cantoras, foi animada como se fosse um show, com diversas intervenções da platéia.
O filme terá suas duas últimas exibições nesta sexta (3), às 13h30 e 20h, no Estação Vivo Gávea.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host