UOL Entretenimento Cinema
 
03/10/2008 - 13h34

Envolvidos no escândalo de Abu Ghraib são ouvidos em filme de cineasta premiado

Neusa Barbosa
Colaboração para o Uol, do Rio
Vencedor do Oscar de documentário em 2003, com "Sob a Névoa da Guerra", o cineasta norte-americano Errol Morris investe em outro trabalho polêmico em "Procedimento Operacional Padrão", que começa a ser exibido nesta sexta (3) no Festival do Rio.

Vencedor do Urso de Prata (prêmio especial do Júri) no último Festival de Berlim, o filme investiga os bastidores do escândalo de Abu Ghraib, o presídio do Iraque em que soldados e oficiais norte-americanos submeteram a torturas e humilhações diversos prisioneiros iraquianos, em 2004. Além disso, os mesmos militares fotografaram os abusos. Essas fotos acabaram sendo divulgadas na imprensa dos EUA, pela revista "The New Yorker", o que levou ao fechamento da prisão e à punição de alguns dos envolvidos.

Divulgação
Cena do polêmico "Procedimento Operacional Padrão", novo documentário do cineasta norte-americano Errol Morris
O documentário entrevista justamente diversos destes soldados e oficiais que protagonizaram o episódio, que teve repercussão imensamente negativa tanto nos EUA como no resto do mundo. A oficial de mais alta patente é a ex-general Janis Karpinski, a responsável, na época, pelas prisões no Iraque e que foi rebaixada a coronel como punição.

Outra das entrevistadas é a soldado Lynddie England - muitos recordarão das imagens em que ela aparece puxando um prisioneiro por uma coleira de cachorro. Nas entrevistas, Lynddie e outros colegas, como Sabrina Harman e Roman Krol, dão detalhes de como e o porquê destas fotos terem sido feitas, em depoimentos que, mesmo sem desculpar seus atos, dão uma medida do ambiente e das orientações recebidas pelos militares de patentes mais baixas.

O filme será exibido nesta sexta (3), no Estação Vivo Gávea 5, às 14h e 19h. Repete no sábado (4), às 16h30 e 21h15, no Espaço de Cinema 1. E no domingo (5), às 20h30, no Estação Barra Point 2.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host