UOL Entretenimento Cinema
 
06/10/2008 - 12h26

Animação israelense aborda massacre de Sabra e Chatila

NEUSA BARBOSA

Colaboração para o UOL, do Rio
Ex-soldado na guerra do Líbano de 1982, o cineasta israelense Ari Folman utiliza elementos autobiográficos no enredo da animação "Waltz With Bashir". Parte da competição no último Festival de Cannes, onde causou polêmica, o filme começa a ser exibido hoje na programação do Festival do Rio. O filme também estará na Mostra de São Paulo.

Fazendo o que ele define como um "documentário animado", tecnicamente muito bem feito e calcado em imagens realistas, Folman coloca-se como um dos personagens, com seu próprio nome, como um homem maduro que sonha constantemente estar sendo perseguido por um bando de cães raivosos.

Divulgação
O documentário animado "Waltz With Bashir", exibido em Cannes este ano, traz memórias da Guerra do Líbano
ASSISTA AO TRAILER
Discutindo o sonho com seu analista, ele chega à conclusão de que o significado tem algo a ver com sua vivência no campo de batalha no Líbano nos anos 80, um período que, simplesmente, se apagou de sua memória.

Ari vai procurar colegas que fizeram serviço militar com ele, tentando preencher as lacunas de sua memória naquela guerra - que teve como seu episódio mais dramático o massacre de aproximadamente 3 mil refugiados palestinos nos campos de Sabra e Chatila, nos arredores de Beirute.

Quando o filme foi exibido em Cannes, em maio passado, "Waltz with Bashir" causou controvérsia entre alguns jornalistas libaneses, que reclamaram que o cineasta israelense não foi suficientemente conclusivo na questão da autoria do massacre. Embora, tecnicamente, as mortes tenham sido cometidas por falangistas cristãos libaneses, o Líbano estava sob ocupação israelense. Por isso, acredita-se que o governo de Israel, então liderado por Ariel Sharon, seja co-responsável, no mínimo por omissão.

Em Cannes, Folman defendeu-se dizendo que tinha feito "um filme antiguerra, aliás, contra todas as guerras", como afirmou na coletiva de imprensa durante o festival.

"Waltz with Bashir" tem duas sessões hoje, às 14h30 e 20h45, no Estação Botafogo 1. Repete amanhã, terça (7), às 18h, no Estação Barra Point 1. Suas últimas sessões estão previstas para quarta (8), às 16h e 22h40, no Estação Vivo Gávea 2.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host