UOL Entretenimento Cinema
 
08/10/2008 - 12h43

"O Silêncio de Lorna", premiado em Cannes deste ano, é exibido no Festival

NEUSA BARBOSA

Colaboração para o UOL, do Rio
Vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes 2008, o drama "O Silêncio de Lorna", dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, coloca em cena uma história contemporânea, tendo como protagonista uma imigrante que se casa por conveniência.

Lorna (Arta Dobroshi) é uma jovem albanesa, que fez um casamento arranjado e pago, com o belga Claudy (Jérémie Renier, de "A Criança"), usuário de drogas extremamente frágil e dependente da moça. Lorna já tem cidadania belga e junta dinheiro para abrir uma loja com seu namorado, Sokol (Alban Ukaj) - outro imigrante que vive de trabalhos ocasionais e, eventualmente, perigosos.

Divulgação
"O Silêncio de Lorna", filme dos irmãos Dardenne, foi vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes 2008
O negócio dos casamentos arranjados é explorado por agenciadores como Fabio (Fabrizio Rongione), que já aceitou dinheiro de um mafioso russo. O agenciador quer que Lorna se livre de Claudy para casar com o russo - mesmo que, para isso, tenham de matá-lo.

Assim como acontece em filmes anteriores, como "O Filho" (2002) e "A Criança" (que deu aos Dardenne sua segunda Palma de Ouro, em 2005, depois de "Rosetta", em 1999), a história se desenvolve em torno deste dilema moral e das escolhas que cada um dos personagens faz diante dele.

"O Silêncio de Lorna" tem sua primeira sessão hoje, às 20h15, no Cine Palácio 1. E repete amanhã, último dia da programação oficial do festival, às 17h30 e 22h, no Estação Ipanema 2.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host